14 de junho de 2018

Curso de reciclagem pode zerar pontos da CNH

Ter a Carteira de Habilitação suspensa é um dos principais receios dos motoristas de ônibus. Diante disso e para evitar que a categoria fique sem o seu principal instrumento de trabalho, o Sindmotoristas disponibiliza um setor de Despachante dentro da sede do Sindicato, na região da Liberdade. O departamento fica no segundo andar do prédio localizado na Avenida Pitapitingui e oferece informações sobre a pontuação dos condutores, além das orientações necessárias para aqueles que já atingiram ou estão próximos de alcançar o limite máximo de pontos aceitos pelo órgão de trânsito.

Para quem não sabe, conforme medida regulamentada no final do ano passado, motoristas de caminhão, ônibus e carretas, que exerçam atividade remunerada, poderão fazer curso de reciclagem antecipado para evitar que a sua CNH seja retida. Eles podem optar por fazer o treinamento ao atingirem 14 pontos no período de um ano, ou seja, os companheiros que tiverem entre 14 e 19 pontos devem preencher o requerimento disponível no setor de despachante para fazer as aulas. Mas, é preciso ficar atento, não podem deixar para depois. Todos sabem que ao atingir 20 pontos a habilitação poderá ser suspensa.

Além do formulário, o condutor também deve apresentar a cópia da CNH, conforme determina a Resolução 723/ 2018 do CONTRAN. O conteúdo das aulas será o mesmo do curso já determinado pela legislação federal. Integram a grade curricular legislação de trânsito (12h), direção defensiva (8h), noções de primeiros socorros (4h) e relacionamento interpessoal (6h).  No entanto, apesar da possibilidade oferecida aos motoristas profissionais, a diretoria do Sindmotoristas lembra que o ideal é não cometer infrações, sempre garantindo a segurança dos passageiros e evitando acidentes.