29 de junho de 2020

Condutores vão atrasar a saída dos ônibus das garagens nesta quarta-feira, dia 1º

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (29), no auditório do Sindmotoristas, foi aprovado por unanimidade pelos trabalhadores a decisão de atrasar a saída dos ônibus das garagens nas primeiras horas do dia 1º de julho (quarta-feira), em forma de protesto contra a redução da frota de ônibus e contra o desemprego na categoria.

Com participação reduzida de pessoas em cumprimento às regras de distanciamento social, a assembleia foi rápida. Primeiramente, houve um minuto de silêncio em respeito a todos os brasileiros que perderam a batalha para o coronavírus, em especial, os companheiros da categoria.

Depois, o presidente em exercício da entidade, Valmir Santana da Paz (Sorriso), criticou a Prefeitura, que parece desorientada e insegura para lidar com a pandemia. “Uma hora reduz a frota de ônibus, na outra aumenta. Entre tantas idas e vindas, na semana passada, sem ao menos consultar a direção do sindicato, tirou novamente de circulação cerca de mil ônibus. Uma atitude desastrosa, que agravou o problema de superlotação no transporte público”.

Sem querer se estender, Sorriso disse que o Sindmotoristas sempre esteve e estará à frente das lutas dos condutores para defender o emprego e outros direitos trabalhistas.

Em sua fala, o deputado federal e presidente licenciado da entidade, Valdevan Noventa, disse não compreender qual o critério utilizado pelo Poder Público para a redução da frota em quase 10%, voltando ao início da quarentena, quando somente 84% dos coletivos tinham autorização para circular na capital paulista.
“Fomos pegos de surpresa com tal medida. A redução da frota foi desproporcional, atingindo mais duramente algumas empresas que outras. Por exemplo, na Ambiental foram retirados 81 ônibus, o que representa 40% da sua frota”.

O deputado desculpou-se com os participantes por não poder ficar até o fim da assembleia, pois ele e alguns diretores foram chamados para uma reunião de emergência com o Poder Público. Na pauta, a redução da frota, garantia do emprego e Campanha Salarial 2020.

Dando continuidade ao evento, parte da diretoria fez breves, porém discursos acalorados contra a intenção da Prefeitura, em conluio com o patronal, de promover a demissão em torno de 5 mil trabalhadores.

Por fim, os companheiros aprovaram um plano de luta que prevê o atraso da saída dos ônibus das garagens no próximo dia 1º e a distribuição de uma carta aberta à população a respeito do movimento dos condutores.