17 de setembro de 2020

Condutores aprovam proposta patronal e encerram Campanha Salarial 2020

Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (17), os condutores de São Paulo apreciaram e votaram por unanimidade pela aprovação da proposta patronal apresentada pela direção do Sindmotoristas.
Após muita negociação e pressão da categoria nos últimos dias, finalmente os empresários de ônibus recuaram da sua intransigência e o desfecho da Campanha Salarial foi positivo.
A proposta consiste dos seguintes pontos em destaque:

– Liberação dos crachás de identificação para todos os trabalhadores afastados;
– Fornecimento de cestas básicas para os trabalhadores afastados por um período de dois anos;
– Fornecimento de cestas básicas por tempo indeterminado para os trabalhadores com doenças graves e ocupacionais;
– A fim de acabar com a burocracia em caso de morte, a apólice do Seguro Funeral será entregue a todos os trabalhadores;
– Fica garantida a estabilidade do emprego dos trabalhadores em transporte até dezembro/2020;
– Aumento de R$1,00 no ticket refeição. Com o reajuste o benefício passa a valer R$26,20 por unidade;
– PLR de R$1.200,00 a ser paga em 04 (quatro) parcelas iguais de R$300,00, sendo a 1ª parcela já em 30 de setembro; 2ª parcela, 30 de outubro; 3ª parcela, 30 de novembro; e a 4ª parcela, 30 de dezembro.
ATENÇÃO! Para fins de reajuste salarial, a inflação do período voltará a ser discutida entre representantes do Sindmotoristas e dos empresários a partir de janeiro de 2021.

SUPERAÇÃO!
A Campanha Salarial deste ano exigiu uma dose extra de superação da direção do sindicato. A pandemia do coronavírus forçou a suspensão das negociações salariais durante 90 dias. Mas a retomada da campanha foi muito difícil. Aconteceram várias reuniões, mas os empresáriosestavam irredutíveis, recusando-se a conceder qualquer melhoria nos direitos dos trabalhadores.
Do outro lado, os dirigentes sindicais sempre se mantiveram firmes e não cederam às choradeiras do patronal. Nesse cenário adverso aos interesses da classe trabalhadora, nossos representantes negociaram à exaustão, mas a proposta só veio quando empresários e Poder Público perceberam que os condutores estavam determinados a parar o sistema se suas reivindicações não fossem atendidas.
Para o presidente em exercício do Sindmotoristas, Valmir Santana da Paz (Sorriso), a Campanha Salarial deste ano foi uma das mais difíceis da história da categoria. “Conseguimos a façanha de garantir nosso emprego e vários benefícios, como a PLR. Isso se deve a unidade na luta dos trabalhadores, da participação decisiva do deputado federal e presidente licenciado da entidade, Valdevan Noventa, e da nossa diretoria. Parabéns a todos! Conquistamos mais uma importante vitória”.