16 de agosto de 2022

Condutores aprovam “Estado de Greve” e outros encaminhamentos em defesa da PLR e do plano de cargos e salários do setor da manutenção

Na madrugada desta terça-feira (16), em assembleias realizadas em todas as garagens de ônibus, os trabalhadores aprovaram um plano de luta pelo direito à Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e abertura das negociações referente ao plano de cargos e salários do setor da manutenção.

De forma unânime, os condutores decretaram o “Estado de Greve” até o dia 31 de agosto e a realização de assembleia geral, dia 01 de setembro, onde a categoria deve votar por uma nova paralisação do sistema, caso o setor patronal se mantenha resistente em discutir com as comissões de trabalhadores por empresa o processo para o pagamento da PLR.

Desde já, a direção do Sindmotoristas convoca os trabalhadores para a mobilização nas garagens e participação em massa na asssembleia, que definirá quais os próximos passos do movimento pela garantia dos seus direitos.

JOGANDO SUJO

Presidente em exercício do Sindmotoristas, Valmir Santana da Paz (Sorriso) comandou a assembleia de hoje na garagem da MobiBrasil.
O dirigente fez uma retrospectiva dos acontecimentos da campanha salarial deste ano, ressaltando as dificuldades impostas pelo setor patronal e Poder Público para não atender a pauta de reivindicações, que resultaram nas greves da categoria. Por fim, o conflito foi parar na Justiça, onde foram garantidos a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e, através do Precedente Normativo 35, o direito à PLR.

Vale lembrar que os patrões se recusaram a cumprir a decisão judicial e entraram com embargo. Também, fizeram “vista grossa” quanto às discussões com os representantes dos trabalhadores sobre o plano de cargos e salários da manutenção.

“A luta não tem sido fácil para o sindicato e para a categoria na defesa do emprego e dos direitos trabalhistas. O jogo é sujo. Os patrões não estão honrando os compromissos assumidos. Então, se não há diálogo, se não querem seguir o caminho do bem, seguirão pela dor. Uma coisa é certa, a nossa categoria está determinada e vai buscar seus direitos”, falou Sorriso para os companheiros da MobiBrasil.