19 de Abril de 2024

Companheiros lotam assembleia das regiões Norte e Oeste e aprovam reivindicações específicas do Setor de Manutenção na Campanha Salarial 2024

A direção do SMTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) organizou nesta quinta-feira (18) a segunda assembleia específica do Setor de Manutenção com os companheiros que trabalham nas empresas em transporte por ônibus da capital das regiões Norte e Oeste.

Os trabalhadores lotaram a Escola de Futebol Mauro Bezerra Pinheiro, na Lapa, atendendo à convocação da entidade para as lutas em defesa deste importante setor, considerado “o coração pulsante das empresas”. A reunião contou com a presença efetiva de nossos membros da diretoria plena, diretores de base, representantes da comissão de negociação, delegados e cipeiros, que realizam um trabalho forte e representativo nas garagens das regiões.

Os pontos estratégicos da pauta de reivindicações específica do Setor de Manutenção foram apresentados e colocados para discussão junto aos trabalhadores.

Os 13 pontos, que contemplam importantes melhorias das condições salariais, saúde e segurança no trabalho foram aprovados. Entre eles estão Solucionar a situação dos funcionários (as) fora de função; Equiparar salários defasados, ajustar todas as funções; Definir nomenclatura de todas as funções existentes no setor de manutenção; Criar o piso mínimo de salário de todas as funções a ser pago na manutenção e implantar folga dupla para os funcionários da manutenção em esquema de compensação, garantindo-se o sistema de plantões.

Também foi apresentada e aprovada a estrutura de cargos e salários, características gerais do plano, bem como dos aumentos salariais, cujos itens serão amplamente discutidos no transcorrer da Campanha Salarial 2024.

Assim como ocorreu na assembleia da região leste, foram escolhidos e aprovados os representantes do conselho consultivo – todos ligados ao setor de manutenção das empresas Sambaíba (G1, G3 e G4), Santa Brígida (Jaguara e Mangalot), Gato Preto (G1 e G3) e Transppass, que atuarão em conjunto com nosso secretário da Manutenção, Marcos Antônio Rodrigues de Oliveira (Cachorrão).

“Quero agradecer a presença de todos os companheiros nesta reunião. Assim que forem eleitos todos os membros do conselho consultivo, vou convocar grande reunião para discutir as demandas de cada garagem, que serão transformadas em pautas específicas e trabalhar para solucionar os problemas que mais afligem os companheiros do setor. E afirmo, nossa luta pela pauta geral na Campanha Salarial está mantida!”, afirmou Cachorrão.

O secretário de comunicação, Cristiano de Almeida Porangaba (Crizinho), com forte atuação nas bases da Sambaíba G1, lembrou da greve em 2022, onde o julgamento de dissídio eliminou cláusula da CCT (plano de carreira) e remeteu o tema para negociação entre as partes. “Vamos batalhar para que seja criada nomenclatura para todas as funções existente no setor; implantar Quadro de Carreira para estimular o desempenho de cada um via promoções com critérios sérios de avaliação e desempenho e definir um Plano de Cargos e Salários com equiparação salarial de acordo com a remuneração vista no mercado de trabalho”, esclareceu.

“Em minha trajetória à frente do Sindicato, sempre valorizei e trabalhei pelo setor. Infelizmente, nos últimos anos, foi relegado, esquecido, sem uma política efetiva para garantir seus direitos. Isso acabou. Estamos unidos, organizados para durante a Campanha Salarial buscar conquistas. Mobilizem-se conosco, filiem-se ao Sindicato e lutem por um Setor de Manutenção forte e pulsante nas garagens”, disse o presidente Edivaldo Santiago.

Terceira assembleia com os companheiros das Regiões Sul e Sudeste

Sexta-feira, 19 de abril, os companheiros da Manutenção das regiões Sul e Sudeste estão convocados pela direção do SMTRUSP e presidente Edivaldo Santiago para discutir e avaliar a primeira rodada de negociação, bem com os pontos da pauta específica do setor.

SE LIGA NA AGENDA DE LUTAS >>> Regiões Sul e Sudeste <<<

19/4/2024 (sexta-feira), às 17h00, Subsede Sul (Alameda Santo Amaro, 731, Santo Amaro)

Reivindicações serão discutidas de forma aprofundada na Campanha Salarial

A cláusula 44ª da Convenção Coletiva de Trabalho, que trata da folga da manutenção, foi suspensa. Como repercutimos, a direção do Sindicato vai apresentar na próxima reunião, dia 23 de abril, pauta específica do setor – que está sendo debatida e avaliada nas assembleias regionais – para avaliação junto ao patronal (SPURBANUSS).

“Vamos apresentar a pauta com item adicional, pois a manutenção requer a discussão aprofundada do plano de cargos e salários e implantação da folga dupla para os funcionários em esquema de compensação com o sistema de plantões. Estaremos com a pauta concluída para avançar nesta discussão”, afirmou o secretário de organização e relações sindicais, Nailton Francisco de Souza (Porreta), que é oriundo do setor.