7 de Fevereiro de 2019

Cobradores têm a oportunidade de qualificação profissional

O Sindmotoristas sempre teve uma política de incentivo à qualificação profissional dos condutores, por meio de parcerias com instituições educacionais e profissionalizantes. Mas, foi na gestão de Valdevan Noventa que esse trabalho deu um salto de qualidade. Inúmeros convênios foram firmados, disponibilizando um leque de opções de cursos para os associados e seus dependentes.
Um dos seus parceiros abriu as portas para os companheiros cobradores. O SEST/SENAT criou o “Projeto de Qualificação Profissional no Transporte Coletivo de Passageiros”. São oferecidas 9 mil vagas, em suas 46 unidades, para cobradores com vínculos nas empresas de transporte público de todo país.
Para se ter uma ideia, apenas no Estado de São Paulo, foram disponibilizadas mais de mil vagas, sendo 500 vagas para Guarulhos; 100, Jacareí; 100, Santo André; 50, Taubaté; e 299 para São Paulo/Vila Jaguara.
A iniciativa capacitará os cobradores para que possam atuar como motoristas profissionais por meio da mudança da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da categoria B para D.
Os interessados terão que fazer o curso “Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros”, de acordo com a Resolução 168/2004 do Contran.
Outra exigência para o exercício da profissão é fazer também o  curso de “Aperfeiçoamento de Motoristas para o Transporte de Passageiros”, realizado com a prática de simulador de direção do SEST/SENAT.
Vale ressaltar que o treinamento e todo processo de mudança de categoria da CNH serão totalmente gratuitos para os trabalhadores e para as empresas de ônibus.
As informações estão disponíveis no site  www.sestsenat.org.br, na página Projeto de Qualificação Profissional no Transporte Coletivo de Passageiros.
“O nosso sindicato sabe da importância de estar antenado com as exigências do mercado de trabalho e com as oportunidades de crescimento profissional. Esse projeto do SEST/SENAT dá condições aos cobradores de agregarem valores, capacitando-os para desempenharem uma nova função, a de motorista de ônibus”, declarou o presidente em exercício do Sindmotoristas, Valmir Santana da Paz (Sorriso).