Cipeiros da Viação Campo Belo Garagem II são eleitos e prometem mandatos conjunto com o SMTTRUSP
A eleição da CIPAA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio da Viação Campo Belo Garagem II aconteceu a partir das 9 horas de 07 de novembro e iniciou sua apuração no mesmo horário dia 08 (sexta-feira), sendo que de forma transparente e democrática os trabalhadores e trabalhadoras elegeram seus futuros representantes da Gestão 2024/2025.
O pleito foi organizado e fiscalizado pela SST – Secretaria de Saúde do Trabalhador do SMTTRUSP – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, através dos diretores da entidade: Nailton Francisco de Souza (Porreta), Cicero Firmino da Silva e Ariacir de Oliveira Silva (Tim Maia) que garantiram apoio aos novos representantes.
“Todos que concorreram estão de parabéns! Aos eleitos, garantimos que faremos um trabalho conjunto nesta importante ação que é prevenir e lutar por ambientes de trabalho mais salubre e seguros. Via a Secretaria de Saúde do Sindicato deveremos implantar um PADST – Plano de Ações em defesa da Segurança e Saúde do Trabalhador”, comentou Nailton Porreta.
De acordo com os sindicalistas, a dinâmica do trabalho conjunto consistirá em levantar os problemas, fazer sugestões sobre questões que dizem respeito à saúde e segurança dentro e fora das garagens, pontos inicial, final, terminais, corredores exclusivos para ônibus e, acima de tudo, cobrar soluções dos responsáveis em manter um ambiente de trabalho saudável e seguro.
O objetivo do PADST, defendido pelo SMTTRUSP será divulgar o conhecimento obtido ao longo dos anos de luta e conquistas, obtidas na categoria e também, usar experiências do passado para ampliar o espaço nas instituições como FUNDACENTRO, DIESAT, CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, dentre outras instituições.
“A CIPA é muito importante por ter a atribuição de identificar os perigos nos processos de trabalho e elaborar o mapa de riscos. Para executar essas tarefas, os cipeitos terão assessoria e apoio do Sindicato que juntos desenvolverão um planejamento que possibilite a realização de diversas ações preventivas para solucionar problemas de saúde e as dificuldades de segurança no trabalho”, garantiu Nailton Porreta.
Em sua opinião, tudo isso só será possível com a implantação do PADST com os seguintes itens:
- Elaborar política de segurança e saúde do trabalhador.
- Combater os perigos à segurança e saúde nas garagens.
- Quando houver acidentes graves ou fatais, acionar o Sindicato.
- Criar uma central de reclamações no Sindicato.
- Investir em cursos, como por exemplo, realização do mapa de riscos.
- Preparar os cipeiros para as reuniões da Cipa.
- Convocar as Empresas em mesa redonda.
- Formar grupos de fiscalização das condições de trabalho.
- Conhecer todos os fatores que adoecem os trabalhadores.
- Planejar as ações sempre em conjunto.
Propostas Detalhadas sobre Saúde e Segurança no Trabalho (SST)
Nossa Política de SST: Garantir que todos os trabalhadores tenham conhecimento de todos os riscos que ele corre durante sua jornada de trabalho e as condições adversas e insalubres do seu ambiente de trabalho, implantando uma linguagem simples para que todos possam compreender com facilidade.
Combate aos perigos a SST : Planejar ações conjuntas com mobilizações fortes para que sejam assinado acordos específicos sobre SST e exigir dos patrões o cumprimento do que for acordado.
Acidentes graves ou fatais: No instante que o Sindicato for informado dos fatos, a entidade deverá encaminhar um representante com a finalidade de acompanhar e auxiliar nas investigações do ocorrido, não quer dizer na busca dos culpados, mas sim, com objetivos claros para que outros trabalhadores(as) não possam ser a próxima vítima.
Central de Reclamações: Será um serviço adicional de atendimento aos trabalhadores(as), que poderão denunciar todas as irregularidades no seu ambiente de trabalho e com direito absoluto do sigilo da sua identidade.
Cursos sobre Mapa de Risco: Por se tratar de um instrumento eficiente na melhoria das condições de trabalho, merece um investimento à parte, por isso, temos que ministrar cursos para os cipeiros e prepará-los com eficiência na realização do mapeamento dos riscos à SST nas garagens.
Reuniões da Cipa: Não basta só o cipeiro participar das reuniões mensais, simplesmente para cumprir o calendário, é preciso que estejam bem preparados e informados das questões que serão abordados durante as reuniões e que procure sempre está em sintonia com o grupo que representa os trabalhadores.
Mesa Redonda: Toda vez que a empresa estiver enrolando para não atender as reivindicações encaminhadas pelos trabalhadores, levaremos as reuniões para uma mesa redonda com representantes do Sindicato se necessário for, também ao poder público.
Grupos de Fiscalização: Serão escolhidos por região, companheiros de cada garagem que receberá um treinamento específico de como fiscalizar e fazer inspeções nos ambientes de trabalho e sempre que o Sindicato constatar a necessidade de fiscalizar uma empresa, o grupo será comunicado com antecedência.
Fatores que adoecem os trabalhadores: Os acidentes e doenças do trabalho quando ocorridos por negligência da empresa podem gerar ação indenizatória na justiça, mesmo assim, os patrões pouco fazem para eliminar os vários fatores que adoecem os trabalhadores, por isso, temos que preparar o nosso departamento jurídico para que acione a justiça sempre que necessário for e encomendar um estudo do nosso departamento médico das maiores incidências e atendimentos no nosso ambulatório.
Planejar nossas ações: Para que nossos objetivos e metas sejam alcançados com êxito, precisamos planejar juntamente com os trabalhadores (as),cipeiros, militantes, representantes da manutenção,delegados do Sindicato,Diretores, todas as nossas ações em busca de ambientes de trabalho menos insalubre e perigoso para os trabalhadores(as).