25 de novembro de 2022

CIPEIRO da Campo Belo G1 dá sugestões interessantes para a segurança e saúde do condutor

CIPEIRO da Campo Belo G1 dá sugestões interessantes para a segurança e saúde do  condutor

O cipeiro e motorista da Campo Belo G1, Edson Ramos, mais conhecido na garagem por “Edson Goiano”, compartilhou no grupo de WhatsApp sugestões para melhorar a segurança e a saúde do trabalhador em transportes.
A publicação chamou a atenção da direção do Sindmotoristas, que quis saber mais sobre as ideias desse companheiro.
Em um bate-papo, Edson Goiano disse que está na categoria desde 2014. O primeiro ano trabalhou na função de cobrador e, depois, foi promovido a motorista.

Esses anos no comando do volante de um ônibus possibilitou que fizesse observações sobre os problemas mais frequentes e que afligem os trabalhadores. A troca de experiências com os companheiros da garagem também contribuiu para formular sugestões de melhorias nas condições de trabalho voltadas, em especial, para os motoristas.

O cipeiro defende que a adoção de algumas medidas pode fazer a diferença no dia a dia do condutor, como por exemplo:
– Instalação de proteção de acrílico nas costas do acento do motorista, a fim de evitar que os passageiros tenham acesso aos eles e seus pertences. Segundo relatou Edson, os motoristas têm sido vítimas frequentes de roubo de celular, marmita e até garrafa de água;
– Colocação de sinal sonoro na seta traseira dos coletivos, visando despertar a atenção dos demais condutores no trânsito. O objetivo é evitar acidentes e despesas decorrentes de avarias desnecessárias;
– Instalação de câmera no último vagão do ônibus biarticulado direcionada para a traseira do veículo. Dessa forma, quando o ônibus entrar em uma curva essa câmera será acionada e, o que antes era um ponto cego, o motorista terá a visão geral para fazer com mais segurança a manobra.

Para Edson, a cooperação conjunta da CIPA, Sindmotoristas, empresas de ônibus e a São Paulo Transporte para ações como a que ele sugeriu é fundamental. Para o cipeiro, será possível medir os resultados positivos em curto prazo.

O presidente do Sindmotoristas, Naílton Francisco de Souza (Porreta), elogiou a iniciativa do cipeiro Edson. “É sempre bem-vinda a contribuição dos trabalhadores em questões relevantes como a segurança e saúde da categoria nos locais de trabalho. O sindicato vai convidar representantes dos segmentos relacionados para viabilizar essa proposta em todas as empresas de ônibus”, afirmou Naílton.