Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

26 de junho de 2019

Celular ao volante, perigo constante

Celular ao volante, perigo constante

Fone de ouvido, viva voz ou apenas “um rápido recado”. Quando se trata de celular ao volante, o perigo é sempre constante. Há quem faça selfie, atenda uma ligação urgente ou, simplesmente, aproveite o “ócio” no trânsito para colocar o papo em dia. Se não tiver nenhum agente de tráfego por perto, melhor ainda. O importante é manter a CNH dentro do limite de pontos e não sobrecarregar o orçamento com mais uma multa. O cenário parece absurdo, mas é real. Dados do Denatran apontam que um a cada cinco motoristas atende o celular enquanto dirige. O resultado é um aumento em 400% no risco de acidentes.

Nem mesmo a mudança da infração de média para grave fez com que os condutores pensassem duas vezes antes de tirar o celular do bolso com o veículo em movimento. De janeiro a março deste ano, cresceu em 24% o número de multas aplicadas em relação ao mesmo período de 2018. Isso mostra que não basta cobrar caro, é preciso conscientizar. E o alerta não vale apenas para os motoristas sazonais mas, também, e, principalmente, para os profissionais.

Nesse caso, o Sindmotoristas faz um trabalho intenso mostrando aos companheiros a necessidade de respeitar as leis e preservar a integridade física da população. “Ao cometerem alguma irregularidade, eles não estão atentando apenas contra a própria vida, mas a de todos os passageiros. É inacreditável que os motoristas ainda sejam tão egoístas. Não é questão de dinheiro e suspensão da habilitação, mas de responsabilidade e manutenção da vida humana”, afirmou o presidente, em exercício, do Sindmotoristas, Valmir Santana (Sorriso).