28 de Março de 2019

Campanha Salarial 2019: reunião preparatória da Comissão de Negociação

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), a reunião preparatória da Comissão de Negociação da Campanha Salarial 2019. O encontro contou com a presença de representantes de todas as garagens do sistema, que traçaram estratégias para as negociações.

Os dirigentes do sindicato destacaram a importância de aprofundar a discussão sobre os pontos da pauta de reivindicações, enaltecendo a importância da responsabilidade de transmitir para os companheiros das suas bases as informações, as deliberações, os avanços, enfim, tudo que acontecerá nas rodadas de negociação.

O secretário da Manutenção, Naílton Porreta, detalhou os principais pontos da pauta, tais como reajuste dos salários, garantia do emprego em face da licitação, seguro obrigatório para cobrir avarias de terceiros, PLR, reajuste do vale refeição, entre outras melhorias. “Para tornar mais ágil e objetiva as negociações, vamos propor ao patronal que as cláusulas econômicas sejam debatidas anualmente, enquanto as cláusulas sociais a cada três anos”, disse Naílton.

Já o secretário geral, Francisco Xavier da Silva (Chiquinho), enfatizou as perseguições recorrentes do Governo e do setor econômico pra cima da classe trabalhadora. “Estão claras suas intenções. Todas as maldades que vieram por meio de medida provisória, lei, PEC, é para descontruir a história de décadas de conquistas dos direitos trabalhistas e promover o desmonte das entidades profissionais”. Chiquinho ainda conclamou os participantes para a luta. “Cabe a cada um de nós resistir aos ataques da elite econômica desse país e do Governo submisso às suas vontades. Não podemos permitir que desmereçam a nossa história, temos que unir forças a fim de evitar que o pior aconteça”.

O companheiro Zé Carlos Negão, que é secretário da Igualdade Racial, expôs sua preocupação de que a campanha salarial dos condutores se dará em um contexto difícil e, portanto, desafiador. “É fundamental a mobilização nas garagens, a organização do movimento e o apoio incondicional ao sindicato durante a campanha salarial. É agindo com estratégia e sabedoria que teremos êxito em nossos objetivos”.

Além dos diretores do sindicato Chiquinho, Naílton e Zé Carlos Negão, fizeram parte da mesa: o assessor do sindicato, Toninho; Mirela Rita da Silva, cobradora da Sambaíba G3; Paulo Trindade Dias Miguel, mecânico da Sambaíba G3; e Danilo Pereira de Souza, cobrador da Viação Cidade Dutra.