19 de Março de 2019

Câmara aprova PL e assédio moral pode se tornar crime

Respeito, harmonia e ética. De acordo com a Constituição, essas palavras deveriam permear o ambiente de trabalho de qualquer categoria. No entanto, as estatísticas mostram que isso está longe de acontecer. Em um país no qual o Ministério Público registrou quase 30 mil casos de assédio moral nos últimos cinco anos, fica nítido o cenário de constrangimento e humilhação sofrido pelos trabalhadores em sua “segunda casa”. No entanto, depois de 18 anos parece que os profissionais terão direito a um pouco de dignidade. Isso porque, foi aprovado na Câmara o Projeto de Lei 4.742, de 2001, que torna crime a irregularidade trabalhista. O texto prevê prisão de dois anos e multa com agravamento na penalização se a situação envolver um menor de idade.
“Sempre lutamos contra esse tipo de comportamento abusivo dos patrões. Muitos acreditam que podem tratar os funcionários com grosseria pelo simples fato de serem subordinados. Isso é um absurdo. O mais triste é precisar esperar tanto tempo para que a Justiça seja feita. Enquanto isso, o número de denúncias cresceu assustadoramente. Ainda temos mais uma etapa a ser vencida, a do Senado, mas tenho certeza de que a classe trabalhadora sairá vitoriosa”, afirmou o deputado federal Valdevan Noventa (PSC-SE), que faz da questão uma das prioridades do Sindmotoristas. Para o presidente interino do Sindicato, Valmir Santana (Sorriso), a conquista é vista com muita satisfação diante de tantas medidas arbitrárias, que tem sido tomadas pelo governo.
“Dados divulgados no ano passado mostram que, em comparação a 2014, tivemos um aumento de 42,6% no número de denúncias de assédio sexual. É uma vergonha que seja necessária a criação de uma lei para que empregados tenham um tratamento digno. Deveria haver bom senso mas, infelizmente, muitos patrões insistem em abusar da superioridade”, disse Sorriso, que mantém as diretrizes de Noventa quando o assunto são as condições de trabalho do setor de transportes na capital paulista. “No nosso segmento, acompanhamos de perto e tomamos as providência necessárias quando ficamos sabendo que algum trabalhador sofreu qualquer tipo de assédio”.
A expectativa, agora, fica para a aprovação no Senado. Depois disso, se o assédio moral for mesmo considerado crime, a vítima precisará denunciar também, por meio de representação, ao MP Estadual e Federal, que são os responsáveis pela apuração de crimes. Esse é o trâmite para que o fato seja analisado na esfera penal. Na esfera trabalhista, a acusação pode ser feita em uma das unidades do MPT ou pela internet, em um formulário acessível.