Assembleia dos Condutores/SP aprova pauta salarial e paralisação do transporte dia 15 de Março

O auditório não comportou tantos trabalhadores e trabalhadores, então, a assembleia dos condutores aconteceu na rua do Sindicato (09/03) para deliberar sobre questões relevantes para a categoria.

O presidente Valdevan Noventa reiterou, em sua fala, a crise sem precedentes que o País está vivendo, aliás, os brasileiros estão sendo duramente penalizados com as crises econômica, política e moral.

Mas antes de continuar conduzindo a assembleia, Noventa, que também é Secretário  Nacional dos Transportes da UGT, agradeceu a presença dos dirigentes Luizinho Gonçalves da NCST e Zé Carlos Negão da CTB, como também, dos companheiros do Sindficot e dos Sindicato Escritórios. “Nosso Sindicato se orgulha de ser um espaço democrático para diferentes correntes políticas-sindicais”.

O presidente falou que a direção do Sindicato está acompanhando atentamente as campanhas salariais, sobretudo, do setor de transportes. “Tivemos o prazer de receber companheiros de Porto Alegre que fecharam acordo com reajuste de 5,5%. Nós estamos dando a largada da Campanha Salarial em meio ao “massacre” que o Governo Federal quer fazer contra a classe trabalhadora através das reformas previdenciárias e trabalhista. Então, pelo papel-chave que tem no movimento sindical nossa categoria não pode ficar de fora da luta pela conservação dos direitos históricos. No próximo dia 15 de Março da zero hora até às 8 da manhã o transporte público da cidade de São Paulo estará 100% parado.

Uma reunião (13/03) no Sindicato com a participação de várias centrais e entidades sindicais finalizará as ações para o DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÕES E PARALISAÇÕES.

Os representantes dos condutores também ressaltaram que a luta é também pela manutenção dos postos de trabalho dos cobradores(as). O Secretário do DIEESE falou da reunião com o prefeito Doria que não soube explicar como promoverá 19 mil cobradores a motoristas se aumentar a frota de ônibus em circulação.

Foram vários discursos dos dirigentes reforçando a participação dos condutores no movimento do dia 15 de Março e em outras atividades por nenhum direito a menos.

O presidente Noventa apresentou todos os companheiros e companheiras de todas as regiões que vão compor a Comissão de Negociação Salarial.

Também, destacou os principais pontos da pauta de reivindicações que poderá sofrer acréscimo, após realização das assembleias regionais.

A princípio o documento tem 80 itens para serem negociados, entre os quais: reajuste salarial contemplando o índice da inflação do período mais aumento real de 5%; PLR de R$2.000,00; equiparação do salário dos manobristas ao dos motoristas; adicional de pelo 15% a mais no salário dos motoristas dos carros articulados e bi-rticulados; vale refeição de R$25,00, inclusive no gozo das férias, etc.

Colocados em votação, os trabalhadores(as) aprovaram por unanimidade a pauta de reivindicações; os membros da Comissão de Negociação e a paralisação da categoria no Dia Nacional de Luta, 15 de março.

A assembleia foi encerrada com um grito de força puxado pelo presidente Noventa: Viva a unidade na luta! Viva a nossa categoria!