Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

24 de setembro de 2020

“Após 36 dias de greve, trabalhadores dos Correios têm reajuste insatisfatório”, comenta Valdevan Noventa

“Após 36 dias de greve, trabalhadores dos Correios têm reajuste insatisfatório”, comenta Valdevan Noventa

Em tempos de pandemia e de uma das maiores crises sanitária, econômica e financeira dos últimos tempos, os condutores de São Paulo têm um dos melhores resultados de Campanha Salarial do país. Além de garantir o emprego de todos os trabalhadores, o Sindmotoristas conseguiu grandes avanços em seus direitos. Enquanto outras categorias profissionais tiverem desemprego em massa e reajustes insatisfatórios.

Para se ter uma ideia, os trabalhadores dos Correios, por exemplo, tiveram o fim da greve decretado na última terça-feira (22) após a decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho), sem conseguirem um acordo que atendesse de fato a categoria. Vale lembrar que a greve se estendia desde o final do mês de agosto, no dia 17.

“Embora tenham cumprido a determinação judicial com a finalização da paralisação dos trabalhos, a garantia de apenas 2,6% para os trabalhadores, não atende à categoria. No Acordo Coletivo foram retiradas 70 cláusulas com direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras”, conta Valdevan Noventa.


De acordo com a decisão do Tribunal Superior do Trabalho, os trabalhadores terão descontados em seu salário, metade dos dias em razão da paralisação e ainda acordarão a outra metade em forma de compensação. Isso porque a justiça entendeu que a greve não foi abusiva.

“Temos que comemorar. Nossa Campanha Salarial 2020 garantiu o reajuste de 4% no Vale Refeição, bem como a Participação nos Lucros e/ou Resultados de R$ 1.200,00 parcelado em 4 vezes; entrega do crachá, fornecimento de cesta básica e convênio médico para funcionários afastados pelo INSS e alteração do Plano de Carreira no setor de manutenção. Tudo isso em tempos de uma triste crise”, concluiu Noventa.