Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

17 de Janeiro de 2021

ANVISA aprova uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca no Brasil

ANVISA aprova uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca no Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na tarde de hoje (17) os pedidos de uso emergencial no Brasil das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz.

Os dois imunizantes são os primeiros aprovados no país no combate à covid-19.

O governo paulista já aplicou a primeira vacina minutos após a aprovação da Anvisa. A enfermeira Mônica Calazans do Hospital Emílio Ribas, 54 anos e com comorbidades (obesa, diabética e cardíaca) foi quem recebeu uma dose da CoronaVac.

Grupo prioritário

As vacinas serão usadas preferencialmente para uso em programas de saúde pública e, inicialmente, destinado para imunização de pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.

Em São Paulo, o governo Covas prometeu ao SINDMOTORISTAS de incluir os trabalhadores em transportes no grupo prioritário. O sindicato fará acompanhamento para que a categoria, exposta a risco maior de contaminação do vírus, seja também contemplada nessa primeira etapa da vacinação.

Doses de vacinas

O Butantan tem à disposição 10,8 milhões de doses da vacina em solo brasileiro. No final de março, a carga total de imunizantes disponibilizados pelo instituto é estimada em 46 milhões de doses.

Já a Fiocruz aguarda a chegada de 2 milhões de doses de vacina AstraZeneca/Oxford importadas da Índia.

Na última sexta (15) o governo indiano frustrou as expectativas do Planalto após afirmar que não pode atender demanda brasileira agora.