4 de setembro de 2019

AMANHÃ, CONDUTORES REALIZAM GRANDE PROTESTO NO CENTRO DE SÃO PAULO

Atendendo a convocação da direção do Sindmotoristas, os condutores compareceram em massa na assembleia da categoria, na tarde de hoje (04), no CMTC Clube.

Mais de 6 mil trabalhadores votaram pela realização de uma grande manifestação nas principais vias da região central da capital paulista, nesta quinta-feira (05). A concentração será na sede do sindicato, a partir das 7 horas e, depois, todos juntos vão até à Prefeitura, onde acontecerá o ato principal do protesto.

Na assembleia, os dirigentes ressaltaram que a crise no sistema de transportes por ônibus deve se agravar nos próximos dias. Os empresários do segmento resistem pagar a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mesmo após assinarem o acordo coletivo. É sempre a mesma choradeira, eles alegam que não têm recursos para pagar o benefício e joga toda a culpa na Administração Municipal.

Por outro lado, o prefeito Bruno Covas (PSDB/SP) está decidido a promover um “desmonte” do sistema. Já foram retirados 450 ônibus de circulação e até o final do ano pretende concluir a redução da frota em mil veículos. Isso certamente afetará a categoria, estima-se que em torno de 6 mil e 500 trabalhadores perderão seus empregos. A tragédia social não para por aí, Bruno Covas está decidido a colocar no “olho da rua” 19 mil cobradores com a extinção da função.

O deputado federal e presidente licenciado do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, que está com uma agenda de trabalhos na Câmara, em Brasília, mandou, em áudio, uma mensagem de incentivo aos companheiros neste momento extremamente difícil, convocando-os para as manifestações, amanhã.

O presidente em exercício do sindicato, Valmir da Santana da Paz (Sorriso), disse que chegou a hora da luta, da categoria dar uma resposta à altura ao Poder Público e aos empresários que estão orquestrando o “desmanche” do sistema de transporte por ônibus de uma das maiores cidades do mundo. “Não permitiremos que isso ocorra. Nesta quinta-feira, seremos um exército de guerreiros lutando pelo pagamento da PLR, contra a redução da frota de ônibus e pela garantia dos postos de trabalho”.

Além da manifestação no período da manhã, haverá uma assembleia às 16 horas, no CMTC Clube, com o objetivo de avaliar o movimento e, possivelmente, deliberar a paralisação da categoria na próxima sexta-feira, dia 06.

Fotos: Denis Glauber