26 de setembro de 2022

Alckmin recebe pauta do setor de transporte durante encontro com o Sindmotoristas e demais entidades do setor

O Sindmotoristas marcou presença em encontro com o candidato a vice-presidente na chapa do Lula e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira (26).

A reunião, agendada pela Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo (FTTRESP), aconteceu no escritório do candidato, na capital paulista.

O presidente substituto do sindicato, Naílton Francisco de Souza (Porreta),  o secretário de finanças, José Bernardo de Araújo  Neto e o secretário de Habitação, Almerindo Santos Oliveira (Tega), juntamente com demais dirigentes de entidades profissionais do setor de transporte entregaram  a Alckmin uma pauta de reivindicações, com destaque para os seguintes pontos:

– Recriação do Ministério do Trabalho e Emprego;

– Realização de uma Conferência Nacional do Transporte Rodoviário Brasileiro;

– Realização de uma ampla discussão da mobilidade urbana;

– Garantia de subsídios ao transporte urbano de passageiros;

– Proteção do emprego dos trabalhadores, principalmente dos cobradores, na introdução de novas tecnologias no setor;

– Defesa da agenda da classe trabalhadora, já protocolada pelas centrais sindicais;

– Apoio à aprovação da proposta do Estatuto do Motorista no Senado Federal;

– Apoio à aprovação do Marco Regulatório dos Trabalhadores em Transportes na Câmara Federal;

– Implantação dos pontos de apoios para o transporte de cargas e de passageiros nas principais rodovias do país;

– Revisão da Portaria 1297/2014 que aumentou o nível de Vibração de Corpo Inteiro, inviabilizando ao trabalhador o direito à aposentadoria de risco;

– Projetos habitacionais específicos para os trabalhadores em transportes.

Alckmin foi bastante receptivo às demandas dos trabalhadores em transportes e se comprometeu com os dirigentes sindicais incorporá-las à sua proposta de trabalho, caso seja eleito.