Sindicato promove palestra de prevenção ao câncer de próstata

O Sindicato dos Condutores/SP vestiu-se de azul em mais uma realização da campanha mundial “Novembro Azul“ contra o câncer de próstata.

Nessa manhã (23/11, o presidente Noventa comandou a terceira edição deste evento, prestigiado por autoridades políticas e sindicais, no auditório lotado de trabalhadores(as) em transportes.

Em sua fala, Noventa chamou os participantes para uma reflexão. “Quando estamos doentes, debilitados, nós não produzimos, não trabalhamos e, consequentemente, vamos para a Caixa, onde muitas vezes agravamos o nosso sofrimento com a espera de cinco, seis meses para receber o benefício”.

O presidente disse que felicidade é ter saúde, por isso é dever de cada um respeitar os limites do seu corpo. “Uma vida de excessos tem consequências no futuro, uma hora a conta chega. Outro erro frequente é alimentar o preconceito. A ignorância atrapalha a nossa vida em vários sentidos, inclusive, no zelo à saúde”.

Aproveitando a ocasião, o líder maior da categoria falou sobre uma outra saúde. Destacou a recuperação da saúde financeira do Sindicato que estava em situação crítica quando assumiu a direção. “Processos trabalhistas de toda ordem, dívidas acumuladas, penhora do patrimônio resultaram numa conta estratosférica de 56 milhões reais. Mas graças a Deus, posso contar com ajuda de grandes amigos, como a do meu irmão e vereador Isac Félix que apontou o caminho para resolver esse problema. Firmamos um acordo para o parcelamento da dívida e recuperamos o nome do Sindicato na praça”.

Noventa enfatizou que uma entidade sindical deste porte não poderia continuar refém das más administrações passadas. “Problema resolvido, seguimos em frente. Esse sindicato, como poucos, faz as lutas, as assembleias, congresso, “Novembro Azul”, “Outubro Rosa” e muitas outras atividades com a participação em massa dos trabalhadores. Não vejo essa parceria e integração em outros sindicatos profissionais. Talvez isso explique porque a minha gestão garantiu os cobradores na catraca, 19 mil pais e mães de família, porque pelo Brasil afora somos referência de organização sindical e de como se faz a luta”.

O presidente do Sindicato finalizou sua fala dizendo para os companheiros deixarem o preconceito de lado, uma mudança de atitude e pensamento pode salvar uma vida.

O vereador Isac Félix falou do seu prazer de participar dos eventos dos condutores. Parabenizou o amigo Noventa e sua diretoria pelas iniciativas de valorização da vida. “Por isso, me somo às palavras do presidente para a importância do exame da próstata”.

O presidente eleito do Sindicato Nacional dos Aposentados da UGT, Natal Léo, sempre de forma descontraída disse que nos seus 73 anos de idade já fez muito toque retal. “Estou fazendo a minha parte”.

Natal lembrou que o companheiro Oitenta representa os condutores na diretoria do Sindicato dos Aposentados. Sobre a reforma da Previdência observou que o texto começou muito ruim, desfavorável aos brasileiros, melhorou um pouquinho com algumas mudanças e se a pressão popular continuar, acha difícil que a reforma do Governo Temer passe no Congresso Nacional.

A Secretária das Mulheres, Edna, ressaltou que o câncer de próstata é um assunto sério, é a segunda doença que mais mata os homens e, por isso, não se deve brincar.

André Ribas,  assessor político do vereador Johnatan Noventa, na mesma linha do presidente Noventa destacou a importância do exame da próstata. E, ainda falando em favor da vida, convidou todos os presentes para a passeata em Taboão da Serra, no próximo dia 25 de novembro, contra a violência.

“Este é o meu primeiro ano na coordenação do evento “Novembro Azul” e para mim é um trabalho muito edificante. Junto com o presidente Noventa, estamos fazendo algo produtivo e importante para os trabalhadores”, ressaltou o Secretário de Saúde, Valdemir.

Luizinho Gonçalves, presidente da NCST/SP, culpou o Governo Temer e o Congresso Nacional, que está tirando tudo do povo, dizimando a proteção social. “Esse Governo é um desastre e tem a intenção de acabar com a farmácia popular. Vamos dar a resposta legendo uma safra nova de representantes como Valdevan Noventa para defender os direitos dos trabalhadores no Congresso Nacional”.

O Dr. Milton Flávio foi novamente o palestrante destacando o propósito do “Novembro Azul” de forçar uma reflexão sobre a prevenção do câncer de próstata, a realização de exames regulares do PSA e anualmente do toque retal, a importância do diagnóstico precoce para a cura e para a preservação da funcionalidade dos órgãos, sem prejuízo a saúde. “A boa notícia é que houve avanços consideráveis e, hoje, é possível dar tratamentos dignos aos pacientes.

O médico esclareceu muitas dúvidas e se dispôs a continuar trabalhando com a categoria para levar a campanha pela vida para os locais de trabalho e junto aos amigos e familiares.