13 de junho de 2018

Ônibus incendiados: Sindmotoristas oferece apoio a companheiros de Minas Gerais

Com 108 ataques e 68 ônibus incendiados, o estado de Minas Gerais viveu momentos de medo e insegurança nos últimos dias. O cenário é semelhante ao registrado em São Paulo em anos anteriores. Em 2014, por exemplo, criminosos atearam fogo em 119 coletivos na capital paulista. Em 2013, foram 65. Na época, o companheiro Valdevan Noventa intercedeu junto ao poder público para evitar que trabalhadores e passageiros continuassem vítimas da ação de facções. Um motorista, inclusive, chegou a falecer, após ter ferimentos em metade do corpo, durante incêndio no ônibus que dirigia. Diante disso, a diretoria do Sindmotoristas oferece o seu apoio e se mostra solidária ao sofrimento daqueles que atuam no sistema de transporte mineiro.

Conforme verificado nas 29 cidades de Minas Gerais, a forma de atuar dos criminosos é semelhante a verificada também nas ruas de São Paulo. Eles, normalmente, param o ônibus, mandam todos desocuparem o veículo e incendeiam. No mês passado, um caso semelhante aconteceu em Pirituba, na zona Norte da capital. Na ocasião, um coletivo da viação Santa Brígida foi incendiado na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. A suspeita é de que o ato teve relação com a prisão de traficantes da região. Em fevereiro, o crime aconteceu próximo ao shopping Raposo Tavares e foi cometido por cerca de 10 pessoas. O motivo não foi identificado.

Os casos registrados, tanto em São Paulo como em Minas Gerais, mostram a suscetibilidade sofrida pelos trabalhadores em transporte. É por isso que o Sindmotoristas realiza constantemente campanhas de conscientização em relação a violência. Os representantes da entidade entendem que é inadmissível os companheiros ficarem a mercê de criminosos, que insistem em colocar a vida da categoria em risco. Por isso, não vão desistir até que seja possível encerrar os 365 de um ano sem atos de vandalismo ou violência contra motoristas e cobradores.