Motorista e cobrador são homenageados na Câmara Municipal

“Escolha um trabalho que você ama e nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida”. Para alguns, a frase do filósofo chinês Confúcio pode parecer clichê, já para outros reflete perfeitamente os seus objetivos. É o caso de dois trabalhadores que atuam nas ruas de São Paulo cumprindo mais do que as suas obrigações. Gentis, atenciosos e preocupados com os passageiros, eles são um exemplo do que o sistema de transporte da capital paulista realmente precisa. Não é à toa que, recentemente, foram homenageados na Câmara dos Vereadores da cidade por indicação de um usuário surpreso e satisfeito com o comportamento dos funcionários.
    Estamos falando do cobrador Duílio Filipe e da motorista Maria Cristina de Souza Gerhart. Ambos integram a Linha 407J, que faz o trajeto entre o Jardim Soares e o Metrô Tatuapé. Sorte daqueles que embarcam, diariamente, no coletivo dessa dupla, pois são devidamente acolhidos e orientados por profissionais que amam estar à frente do volante ou atrás da catraca. Para eles, um trabalho completo vai além de dirigir ou cobrar passagens, é preciso oferecer um tratamento digno à população. Parar o ônibus próximo a guia para facilitar a entrada dos passageiros, cumprimentá-los com simpatia e oferecer o auxílio necessário são apenas alguns exemplos de como minimizar o estresse de uma rotina agitada na maior metrópole do País.
    “Gosto de tratar todo mundo bem e o que eu puder fazer para ajudar, vou estar sempre à disposição. Tenho facilidade em lidar com as pessoas, sou bem extrovertido, gosto de conversar, brincar”, afirmou Duílio, que completará um ano como cobrador da Express no próximo dia 1º de maio. Aos 32 anos, atuava no ramo têxtil antes de ingressar no sistema. O próximo objetivo é se tornar motorista e o primeiro passo já foi dado. No dia seguinte a entrevista com a equipe de jornalismo do Sindmotoristas, Duílio realizaria a prova do DETRAN para mudar a categoria da sua CNH.
   Sobre a homenagem na Câmara, o cobrador não escondia a gratidão pelo reconhecimento ao seu trabalho. Tudo aconteceu após o professor Antonio Pedro Silva entrar em contato, primeiramente, com a empresa e a SP Trans e, em seguida, com o vereador Alessandro Guedes. “Estávamos indo para o Jardim Soares quando ele (Antonio) pegou o ônibus com a gente. Passou pela catraca, foi lá para trás e eu nem reparei nele. Antes de descer, ele disse que gostou do meu serviço, da maneira que atendo o pessoal e que ligaria na Express e na Secretaria de Transportes para fazer um elogio”. No entanto, o passageiro foi mais longe e Duílio foi condecorado por sua cortesia e educação com todos os passageiros da Linha 4.
   O mesmo aconteceu com Maria Cristina, que está há 10 anos na Express. Sua atenção com o público também chamou a atenção do professor. “Trato bem os passageiros e estou sempre com um sorriso no rosto. Gosto muito do que faço, nunca bati, tomei multa, sou muito atenciosa e embarco os passageiros direitinho, encosto bem o ônibus e eles gostam disso, sobretudo, os idosos. Eles me agradecem o tempo todo”, disse a motorista, que sofreu preconceito no início da carreira por ser mulher e muito jovem. Quando começou tinha apenas 21 anos. Atualmente, a aceitação é melhor, mas ainda há quem olhe com discriminação.
   “Algumas pessoas têm olhar de preconceito, mas quando fazem uma viagem comigo acabam agradecendo, elogiando e dizendo que dirijo bem, que mulher é mais atenciosa. Tem espaço pra todo mundo. Quando comecei tinham poucas mulheres, mas hoje tem aumentado bastante. E a atuação do Sindicato tem sido importante nisso”, mencionou.
   O presidente Valdevan Noventa sente-se orgulhoso de ter profissionais capacitados e que vestem a camisa do transporte de São Paulo. “É incrível perceber que cada vez mais os trabalhadores estão cientes do seu papel. Parabenizo os companheiros e torço para que mais funcionários se várias empresas também sejam homenageados. Isso significará que estamos no caminho certo, já que a principal premissa do nosso Sindicato é o bom atendimento ao público. Isso sem contar que fatos como este mostram ao Poder Público a importância de manter o cobrador no sistema”.