Solidariedade marca o trabalho da direção do SINDMOTORISTAS

Estar à frente de um Sindicato e ao lado de milhares de trabalhadores vai além de defender direitos e lutar por benefícios. É fazer parte de uma família, transformar sonhos em realidade e dar esperanças ao invés de olhar com piedade. Na Transppass, a simples ação de interceder a favor de interesses da categoria deu lugar a gestos de união, força e solidariedade. Lágrimas e sentimentos de gratidão são as respostas dos funcionários diante do companheirismo da diretoria, delegados e cipeiros, que aprenderam com o presidente Valdevan Noventa a importância de estender a mão a quem precisa. Sobretudo, quando se trata daqueles que vestem a camisa do sistema de transporte da maior capital do País.

O cobrador Paulo Rogério da Costa é um dos que não esconde a gratidão por ter conseguido mudar os rumos da sua história com o apoio dos diretores 28 e Osório e do delegado Sapatilha. Sem casa, comida e com problemas de saúde, ele chegou a dormir nas ruas de São Paulo. “Fui afastado da Transppass em 2016, depois de sete anos na empresa. Comecei como cobrador e depois me tornei fiscal. E mesmo sendo de outro setor, contei com a ajuda e a colaboração dos diretores do SINDMOTORISTAS. Se não fossem eu, provavelmente, não teria novas oportunidades”, afirmou Rogério que retornou à empresa este ano, novamente como cobrador.

A volta foi garantida diretor 28 e pelo delegado Sapatilha, que conseguiram a readmissão do trabalhador. Após a sua saída da empresa, o companheiro se mudou para o interior, no entanto passava por dificuldades, pois arrumou uma ocupação sem remuneração fixa. “Sapatilha ficou sabendo da minha situação no interior e se empenhou para que eu tivesse uma nova chance aqui em São Paulo. Eu não tinha um centavo para vir fazer a ficha. Eles arcaram com as despesas, mandaram dinheiro para mim e eu conseguir retornar. Cheguei a dormir cinco dias na rua. Quando souberam, os diretores arrumaram uma casa para eu morar e começar a pagar o aluguel só agora, quando voltei a receber um salário”, relatou o cobrador.

Paulinho é apenas um exemplo em meio a outros trabalhadores, que contam com a cumplicidade dos dirigentes do Sindicato. “O trabalho deles é muito bom, me ajudaram muito e seguem ajudando até hoje. Sou diabético, tive um AVC, felizmente sem sequelas e eles sempre correram comigo. Na verdade, vejo eles ajudarem muitos outros companheiros. É um trabalho sem igual. Só tenho a agradecer, são pessoas que Deus colocou na terra para serem seus representantes. Deus usa as pessoas para fazerem o bem. O 28 e o Sapatilhas são algumas dessas pessoas”, destacou Rogério, em meio a lágrimas de emoção.

O motorista Wilson Campos Silveira, há 14 anos na empresa, também guarda com carinho as lembranças de quem teve o apoio da família Transppass em um dos momentos mais difíceis da sua vida. Após sofrer um infarto em 2015, ele também contou com a colaboração dos diretores para se reerguer. Com remédios caros para comprar e esposa e filhos para sustentar, conseguiu superar os obstáculos, graças a Osório, Sapatilha e 28, além de outros companheiros que estiveram por perto até que a sua saúde fosse restabelecida. “Só eles, Deus e minha família sabem o que passei. Vou ser eternamente grato por tudo o que fizeram por mim. Ser sócio desse Sindicato é um orgulho, pois eles realmente trabalham em prol da categoria”, disse Wilson.

Para o presidente Noventa, esse cenário é a continuidade de um trabalho que começa no SINDMOTORISTAS e se espalha por todas as garagens do sistema. “É muito gratificante ver nossos diretores, delegados e cipeiros fazendo mais do que é sua responsabilidade. Tentamos fazer não apenas o possível, mas também o que está fora do nosso alcance. A nossa entidade tem como base e princípio manter a integridade e colaborar para o crescimento profissional e individual de cada trabalhador. Tenho muito orgulho da equipe que escolhi para estar ao meu lado e ao lado da categoria”, declarou.