Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Sindmotoristas marca presença em encontro para mulheres, realizado pela Nova Central

Sindmotoristas marca presença em encontro para mulheres, realizado pela Nova Central

Além de toda programação especial ao Dia da Mulher realizada pelo sindicato, as companheiras da categoria foram representadas em um encontro promovido pela Nova Central Sindical (NCST-SP) no último dia 21. 

O evento foi realizado em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB). O tema foi “A importância da Conscientização do Voto”. Na ocasião, foram abordados assuntos como autoestima e assédio moral em vídeos e palestras com profissionais renomadas.

Para as participantes, eventos como este são uma oportunidade para reafirmar o debate referente a busca pelo fim do preconceito e dos assédios sexual e moral nos locais de trabalho, pela igualdade salarial, entre outras bandeiras levantadas há décadas. 

“Infelizmente, as mulheres ainda têm um longo caminho a percorrer até que sejam devidamente respeitadas e valorizadas. Muitos falam em avanço, mas a verdade é que as estatísticas de estupro, assédio e feminicídio mostram que a luta está longe do fim. Mas, se cada um fizer a sua parte podemos garantir melhorias importantes. Desde que ingressei no sindicato, faço questão de que tenham participação efetiva em todo trabalho. Elas são essenciais na nossa categoria e se destacam nas ruas de SP pela sua gentileza, competência e seriedade”, afirmou o presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, que pretende aumentar cada vez mais o número de mulheres no sistema de transporte da capital paulista. 

 

EXPRESSIVIDADE

Mais de 5 mil mulheres em uma categoria predominantemente masculina. Essa é uma das principais conquistas da gestão Valdevan Noventa que, há quase cinco anos, tem as trabalhadoras como uma das prioridades do seu trabalho.  

Para garantir que a quantidade passasse de 1.200 para 5.500, Noventa exigiu que as empresas tivessem no seu quadro de funcionários, pelo menos, 30% de mulheres. Isso fez com que elas ganhassem o seu espaço.

Com reuniões voltadas especificamente às suas necessidades, elas ainda contam com uma representante dentro do Sindmotoristas, a companheira Edna Andrade. Entre as recentes conquistas ligadas diretamente às trabalhadoras está a instalação de banheiros nos pontos finais de ônibus. Elas eram as que mais sofriam sem um lugar reservado e digno para utilizarem durante o expediente.

 

CAMPANHA SALARIAL

Em meio a campanha salarial, também vale lembrar a ampliação da licença maternidade de 120 dias para 180 dias, um benefício garantido por Noventa. Para o próximo acordo coletivo, uma das sugestões é a de que o ponto das motoristas e cobradoras sejam abonados quando precisarem levar seu filho ao médico. “Elas exercem dupla ou até tripla jornada de trabalho, são mães e até pais de família, não há dúvida de que precisam ser exceções em algumas regras”, destacou Noventa.