Assembleia dos trabalhadores da região Oeste fortalece a campanha salarial da categoria

Encerrando uma semana repleta de atividades, foi realizada na tarde desta sexta-feira (09), a assembleia com a participação expressiva dos trabalhadores das garagens da Zona Oeste, na Quadra da Escola de Samba Caprichosos do Piqueri.

Mais uma vez, os dirigentes do SINDMOTORISTAS reiteraram que o contexto em que acontece a campanha salarial deste ano é bastante distinto, pois há um pacote de maldades em forma de Lei (nº 13.467) contra a classe trabalhadora e que certamente os empresários de ônibus vão usar nas negociações salariais que devem iniciar em breve. Ainda há outro complicador que é a licitação no transporte público da capital, que prevê redução da frota o que pode significar redução dos postos de trabalho.

Enfim, a categoria precisa estar preparada para superar os obstáculos que devem surgir no decorrer na campanha.

“Estamos atentos a todos os movimentos do Poder Público e do setor empresarial, que já estão cientes sobre a nossa posição de que não aceitaremos retrocesso. As discussões devem ser exclusivamente para tratar da pauta de reivindicações, ou seja, da valorização dos nossos direitos”, afirmou o presidente do sindicato, Valdevan Noventa.

Na assembleia, recordaram que a atual gestão sempre garantiu reajuste salarial acima da inflação, acabou o genérico beneficiando mais de 8.500 trabalhadores que viviam sob regime de exploração, manteve na luta o emprego de 19 mil cobradores e uma conquista sonhada pelos trabalhadores da manutenção que foi a inclusão do plano de cargos e salários do setor no acordo coletivo da categoria.

Essas e outras relevantes conquistas reforçam a confiança da direção do sindicato no sucesso da campanha salarial. Noventa só lamentou alguns fatos isolados e desagradáveis de pessoas sem qualquer compromisso com a categoria e que vivem plantando mentiras nas redes sociais a respeito de uma pauta de reivindicações fora na realidade. “Nossa resposta aos oportunistas é o trabalho e o compromisso com a verdade. Jamais vamos iludir nossos companheiros. O desafio é grande, mas o importante é que estamos prontos para a guerra”.

Foram apresentados os nomes dos trabalhadores das garagens da região Oeste que estarão na comissão de negociação e referendados na assembleia.

Noventa defendeu a campanha pé no chão, com destaque para o reajuste salarial de 5% + inflação, PLR de R$2.000,00; vale refeição de R$25,00; convênio odontológico gratuito; auxílio funeral gratuito e salário diferenciado para os operadores dos trólebus, articulados e biarticulados. Também, por sugestão das companheiras foi incluída na pauta de reivindicações que as empresas devem abonar o ponto das trabalhadoras que forem levar seus filhos ao médico.
   A proposta foi aprovada por unanimidade.

Antes de encerrar o evento, o presidente do sindicato convocou toda a categoria para comparecer em massa na assembleia geral na próxima terça-feira (13), às 15 horas, no CMTC Clube (Av. Cruzeiro do Sul, 808, Pari, São Paulo), onde será colocada em votação texto final da pauta de reivindicações a ser negociada com o patronal e um plano de luta.

“Eu não tenho dúvida que com os trabalhadores unidos, a vitória será certa”, finalizou o presidente do sindicato.

Confira todas as fotos: goo.gl/Hz8Q2K