ÔNIBUS NATALINOS:

O prefeito João Doria disse no evento que a iniciativa dos ônibus natalinos, custeada pelas viações, além de deixar a cidade mais alegre nesta época, sendo uma atração para as crianças, serve para que as pessoas se aproximem do transporte público de uma maneira diferente.

“Essa é a simbologia. Primeiro, a de celebrar o Natal na maior cidade do Brasil. São 80 ônibus, que, decorados, passam a circular até o dia 06 de janeiro. Depois essa aproximação sim, gera uma imagem mais simpática do transporte público da cidade para com a população, especialmente agora, que nós estamos celebrando mil ônibus novos operando na cidade de São Paulo, com ar-condicionado, com wi-fi, com acessibilidade, com assentos anatômicos e com maior conforto para nossa população, dentro da nossa promessa, do nosso compromisso de modernização de frota. E, agora, com 80 ônibus, muito mais que os 33 do ano passado, celebrando a data mais importante do cristianismo, o Natal” – disse Doria.

O presidente do SPUrbanuss, sindicato que reúnes as companhias de ônibus do subsistema estrutural, Francisco Christovam, disse que já é o quinto ano em que os veículos são decorados.  O custo varia de R$ 5 mil a R$ 20 mil por ônibus, dependendo do porte do veículo e dos detalhes da iluminação e enfeites.

Christovam diz que além de exaltar o espírito natalino, a iniciativa aproxima a imagem lúdica do ônibus aos “passageiros do futuro”, que são as crianças. Diferentemente do que era há cerca de dez anos, os jovens não colocam o carro entre suas principais metas e, mesmo que de forma lúdica, ir inserindo aos poucos o conhecimento sobre o transporte coletivo, é essencial na consolidação desta nova cultura de mobilidade.

“Nós estamos assistindo a uma verdadeira mudança comportamental. O carro durante muito tempo representava status. A pessoa gostava de dizer que ia de casa para o trabalho de carro enquanto vizinho ia de ônibus. Existia uma demonstração de nível social. Isso ainda existe, mas vem mudando” – disse Christovam, que ainda ressaltou que os passageiros precisam saber que são os verdadeiros donos coletivos dos ônibus.

“A realidade é a seguinte: o ônibus é propriedade das empresas só na contabilidade. Desde a hora que o ônibus é adquirido e incluído na frota para prestar serviço de transporte coletivo, passa a pertencer à população. Esse ônibus urbano na cidade de São Paulo não pode ser usado para nenhum outro tipo de serviço. Não pode fazer fretamento, não pode fazer transportes, nem os especiais, sem autorização da SPTrans. É o ‘empoderamento’, a população tem de se sentir dona de um veículo que está à disposição de todos, de forma coletiva” – explicou

O secretário municipal de mobilidade e transporte, Sérgio Avelleda, também concorda que a iniciativa dos ônibus natalinos pode também ter um efeito sobre a visão que as pessoas têm da mobilidade. Claro que não é pelas empresas enfeitarem os ônibus que as pessoas vão se sentir satisfeitas com os transportes, mas é uma oportunidade de olharem melhor os veículos e perceberem que houve evolução, o que nem sempre é possível na correria do dia a dia, e acima de tudo verem que há um lado humano muito forte nos prestadores de serviços, incluindo motoristas e cobradores, que trabalham nestes veículos vestidos de Papai ou Mamãe Noel.

“Independentemente das religiões que as pessoas tenham, existe um espírito no ar diferente. É o espírito de Natal, e eu acho muito legal que o transporte público possa contagiar as pessoas com este espírito do Natal, da celebração, da confraternização, da renovação e do renascimento das pessoas”  – disse Avelleda que se declarou emocionado ao ver o comboio de ônibus natalinos.

Os veículos operam nas linhas, com cobrança de passagens, todos os dias.

Como ocorreu neste último sábado, nos dias 16 e 23 de dezembro, os ônibus decorados vão oferecer passeios sempre a partir das 19h30, saindo da Praça Charles Miller, no Pacaembu, passando pela Avenida Paulista e seguindo até o Parque Ibirapuera, onde já está instalada a árvore de Natal símbolo da cidade.

Itinerário:

Ida: Praça Charles Miller, contorno na altura da Rua Alagoas, Praça Charles Miller, Av. Arnolfo de Azevedo, Rua Almirante Pereira Guimarães, Rua Tácito de Almeida, Rua Cardoso de Almeida, Av. Dr. Arnaldo, Av. Paulista, Av. Bernardino de Campos, Rua Tomás Carvalhal, Rua Des. Eliseu Guilherme, Rua Afonso de Freitas, Rua Coronel Oscar Porto, acesso via local da Av. 23 de Maio, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Marechal Maurício Cardoso junto à Rua Abílio Soares (Pq. Ibirapuera).

Volta: Rua Marechal Maurício Cardoso, Rua Abílio Soares, Rua Bernardino de Campos, Av. Paulista, Praça Mal. Cordeiro de Farias, Rua Minas Gerais, Rua Dr. Arnaldo, Rua Cardoso de Almeida, Rua Almirante Pereira Guimarães, Av. Arnolfo de Azevedo, Rua Itatiara, Praça Charles Miller.