Mais empresa de ônibus estilizam veículos para campanha contra o câncer de mama

Quanto mais precoce o diagnóstico, maior é a chance de cura

ADAMO BAZANI

Diversas empresas de transporte têm aderido à campanha “Outubro Rosa”, uma celebração mundial que visa conscientizar a sociedade para os perigos do câncer de mama e, acima de tudo, esclarecer que em 90% dos casos, o diagnóstico precoce pode significar cura.

Em Juiz de Fora, Minas Gerais, a partir deste sábado, 7 de outubro de 2017, um ônibus do sistema urbano adesivado na cor rosa vai circular pelas principais vias da cidade.

O veículo da ANSAL – Auto Nossa Senhora de Aparecida, empresa que integra o Consórcio Via JF vai operar em escala na linha 211 – Rio Branco, uma das mais movimentadas do sistema.

A iniciativa é da empresa de ônibus e da secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o apoio do “Bem Comum”, projeto da Secretaria de Comunicação Social (SCS), que integra as atividades do Outubro Rosa.

Em nota, o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, diz que com o ônibus sendo visto em vias de grande concentração, a expectativa é levar a mensagem para mais pessoas.

“Este ano estamos entrando na campanha e a ideia é utilizar o veículo como um alerta para a sociedade, principalmente, as mulheres, que devem realizar o exame e se proteger contra esta doença.”

A secretaria ainda diz que o “Bem Comum” vai realizar na próxima semana ações de conscientização no veículo, para ampliar a eficácia da campanha do Outubro Rosa pelo ônibus

Em São Paulo, em alguns terminais operados pela Metra, no Corredor ABD, haverá atendimentos de equipes de saúde especializadas para orientar as passageiras.

As ações ocorrem com o auxílio da Associação Rosa Mulher – Grupo de Apoio e Autoajuda às Mulheres na Luta contra o Câncer de Mama, sempre das 10h às 14h nos seguintes espaços:

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/nº – Jabaquara – São Paulo – SP

Local: Terminal Metropolitano Santo André

Endereço: Rua Visconde de Taunay, s/n° – Centro – Santo André – SP

Local: Terminal Metropolitano São Mateus

Endereço: Avenida Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo – SP

A Metra também vai realizar no dia 24 o Encontro de Mulheres, reunindo todas as funcionárias da empresa. Na ocasião, duas convidadas vão contar suas histórias pessoais de superação do câncer de mama. Profissionais de saúde vão realizar na garagem exames clínicos, além de  alestras de orientação.

“Temos, sempre, que divulgar os cuidados e prevenção e promover eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produzir materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença”, explica a gerente de RH da Metra, Cristina Hernandes.