POPULAÇÃO DE SÃO PAULO ESTÁ DO NOSSO LADO: LUGAR DO COBRADOR É DENTRO DO ÔNIBUS

Pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo e IBOPE Inteligência, entre os dias 27 de agosto e 11 de setembro, confirma o que o Sindicato dos Condutores/SP já sabia: 75% da população da capital paulista são contra a retirada dos cobradores de dentro dos ônibus.

Só o Poder Público e os empresários ainda resistem em reconhecer que o transporte público não pode se privar de um profissional dessa importância. O cobrador ganhou status de agente social, um mantenedor da ordem, que assiste aos portadores de deficiência física, idosos, gestantes, crianças, que evita a evasão de renda e, em muitos casos, intimida a ação de criminosos.

Ainda estão bem vivos na memória do País os casos de assédio sexual dentro dos ônibus em que os agressores foram impedidos de fugir pelos cobradores e motoristas até a chegada da polícia.

Ignorar uma metrópole como São Paulo com todas as suas particularidades e necessidades é enxergá-la de óculos escuro, é caminhar na contramão da construção de uma política funcional de mobilidade urbana.

A minha gestão à frente do Sindicato tem sido pautada por lutas incansáveis em defesa do emprego de 19 mil pais e mães de família. Na Administração do prefeito Haddad, impedimos na Justiça que uma lei extinguisse a função de cobrador. Veio João Doria, o prefeito marqueteiro, vendendo uma ideia mirabolante de reaproveitamento desses profissionais em outros setores do sistema. Provamos que isso era inviável de ser executado e que, assim como seu antecessor, sua intenção era causar um “estrago” social, com a demissão em massa de trabalhadores e, por tabela, penalizar os usuários com a queda na qualidade do serviço.

Há quatro anos estamos com uma campanha permanente de esclarecimento e valorização do cobrador. O nosso movimento a cada dia está mais forte e representativo. Os dados não mentem. Hoje, os trabalhadores em transporte e a maioria da população de São Paulo estão juntos, defendendo uma mesma bandeira: LUGAR DE COBRADOR É DENTRO DO ÔNIBUS.

Valdevan Noventa – Presidente