Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Adolescente acha trânsito do país inseguro

Adolescente acha trânsito do país inseguro

Pesquisa da concessionária de rodovias Arteris S/A quis saber o que pensam os jovens brasileiros sobre a segurança do trânsito no país

A concessionária de rodovias Arteris S/A divulgou recentemente os dados de uma pesquisa que realizou com jovens brasileiros. O tema: saber o que eles pensam sobre a segurança do trânsito no país.

A pesquisa entrevistou 1.001 adolescentes entre 12 e 17 anos entre os dias 8 e 18 de maio deste ano. Dentre os entrevistados apenas 2,3% consideram que o trânsito seja seguro no país. Dado que talvez possa ser reforçado pelo fato de um em cada quatro dos entrevistados ter declarado já ter perdido algum familiar em acidente de trânsito.

O mau exemplo, pelos dados da pesquisa, nasce em casa: muitos dos adolescentes afirmaram que seus pais dirigem após consumir bebida alcoólica (40% de citações), desrespeitam os limites de velocidade (57%) e usam o celular ao volante (61%).

A diretora de comunicação, marketing e sustentabilidade da Arteris, Alessandra Vasconcelos, em entrevista ao jornal mineiro “O Tempo” afirma que a atitude dos adultos no trânsito acaba por refletir diretamente no comportamento do jovem motorista. “Os pais têm o papel de se policiar e educar os filhos para finalmente termos uma mudança no futuro”, afirmou.

O QUE IMPACTA NA SEGURANÇA DO TRÂNSITO:

A pesquisa revelou o que pensam os jovens quando perguntados sobre quais os fatores que mais impactam na segurança do trânsito.

Para 70%, beber e dirigir é o fator mais grave. Na sequência, empatados, vêm o uso do celular e o excesso de velocidade, com 54% de citações.

A pesquisa da Arteris mostra o que é muito comum quando o tema é trânsito: os acidentes só acontecem para o outro, jamais para nós mesmos. Alessandra Vasconcelos ressalta que este é o comportamento de muitos jovens, que acreditam que não se envolverão em qualquer tipo de acidente.

PEDESTRE: SOZINHO, O JOVEM É MAIS PRUDENTE NAS RUAS

74% dos jovens acreditam ter um comportamento seguro como pedestres quando estão sozinhos nas ruas, percentual que cai para 45%, porém, quando estão em grupo. Ou seja, a imprudência dos adolescentes aumenta com a companhia dos amigos. “Eles se sentem mais seguros e até para não parecer que estão com uma postura tradicional, naquele clima de amizade, eles ficam mais imprudentes”, explicou a diretora da Arteris.

Dentre os jovens entrevistados, para 71% as escolas que frequentam não abordam o tema da segurança do trânsito.