Confira as datas das audiências públicas da licitação dos ônibus nas prefeituras regionais
Certame deve ser lançado a partir de julho, com quatro anos de atraso. Licitação deve reformular sistema de transportes na capital paulista ao menos pelos próximos 10 anos
ADAMO BAZANI
Conforme noticiou o Diário do Transporte, em primeira mão, a SPTrans marcou as audiências públicas nas 32 prefeituras regionais para discutir a licitação dos transportes da capital paulista, que deve reformular o sistema pelos próximos 10 anos, ao menos. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/06/08/prefeitura-de-sao-paulo-marca-datas-de-audiencias-publicas-regionalizadas-para-licitacao-dos-transportes-por-onibus/
A audiência que deveria ter sido única, realizada no dia 1º de junho, registrou alguns problemas, como superlotação do auditório e ocorreu num horário e local que nem todos os interessados poderiam participar, em especial, quem trabalha e mora em regiões mais afastadas.
As audiências foram marcadas após organizações não governamentais formalizarem um protesto pedindo mais participação popular no processo de formulação do edital que vai mmexer com a vida dos 9 milhões de passageiros por dia que usam os ônibus do sistema SPTrans, contando as integrações com o Metrô e a CPTM.
Os encontros devem ser realizados entre os dias 26 e 28 deste mês, sempre das 18h30 às 20h00.
Confira:
Prefeitura Regional de Aricanduva
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Atucuri, 699
Prefeitura Regional do Butantã
Data: 26 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Ulpiano da Costa Manso, 201
Prefeitura Regional do Campo Limpo
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59
Prefeitura Regional da Capela do Socorro
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Cassiano dos Santos, 499
Prefeitura Regional da Casa Verde
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Ordem e Progresso, 1.001
Prefeitura Regional de Cidade Ademar
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Yervant Kissaijikian, 416
Prefeitura Regional de Cidade Tiradentes
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Estrada do Iguatemi, 2.751
Prefeitura Regional de Ermelino Matarazzo (CEU Quinta do Sol)
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Luiz Imparato, 564
Prefeitura Regional da Freguesia do Ó
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. João Marcelino Branco, 95
Prefeitura Regional de Guaianases (CEU Jambeiro)
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. José Pinheiro Borges, 60
Prefeitura Regional do Ipiranga
Data: 26 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Lino Coutinho, 444
Prefeitura Regional do Itaim Paulista
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Marechal Tito, 3.012
Prefeitura Regional de Itaquera
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Prefeitura Regional do Jabaquara
Data: 26 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2.314
Prefeitura Regional de Jaçanã/Tremembé
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Luís Stamatis, 300
Prefeitura Regional da Lapa
Data: 26 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Guaicurus, 1.000
Prefeitura Regional do M’Boi Mirim
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Guarapiranga, 1.265
Prefeitura Regional da Mooca
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Taquari, 549
Prefeitura Regional de Parelheiros (CEU Parelheiros)
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua José Pedro de Borba, 20
Prefeitura Regional da Penha
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Candapuí, 492
Prefeitura Regional de Perus
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Ylidio Figueiredo, 349
Prefeitura Regional de Pinheiros
Data: 26 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. das Nações Unidas, 7.123
Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Luís Carneiro, 193
Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Tucuruvi, 808
Prefeitura Regional de Santo Amaro
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Praça Floriano Peixoto, 54
Prefeitura Regional de São Mateus
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Ragueb Chohfi, 1.400
Prefeitura Regional de São Miguel Paulista
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Ana Flora Pinheiro de Souza, 76
Prefeitura Regional de Sapopemba (CEU Rosa da China)
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Clara Petrela, 113
Prefeitura Regional da Sé
Data: 26 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Álvares Penteado, 49
Prefeitura Regional da Vila Mariana (Associação Comercial de São Paulo – Distrital Sudeste)
Data: 26 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Afonso Celso, 1.659
Prefeitura Regional da Vila Maria/Vila Guilherme
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua General Mendes, 111
Prefeitura Regional de Vila Prudente
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Oratório, 172
A licitação dos transportes coletivos da cidade de São Paulo deveria ter sido iniciada e concluída em 2013. Desde então, as empresas de ônibus do subsistema estrutural (viações com linhas maiores) têm se valido de aditivos contratuais e, as empresas do subsistema local, que surgiram das antigas cooperativas de lotação, têm operado por contratos emergenciais.
Estes dispositivos já custaram aos cofres públicos até o primeiro semestre deste ano, R$ 2,617 bilhões em renovações dos contratos com as empresas de ônibus, segundo o TCM – Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
Já com esta contratação da Fipe, somente em serviços de auditoria e consultoria, a licitação da cidade de São Paulo tem custado aos paulistanos R$ 10,3 milhões.
Isso porque, antes de Doria empenhar os R$ 5,9 milhões para a Fipe, o ex-prefeito Fernando Haddad em sua gestão contratou a empresa de consultoria Ernest & Young (hoje EY) para fazer uma auditoria nas contas do sistema de transportes da cidade. O trabalho que deveria ter sido realizado em quatro meses demorou seis meses e custou R$ 4,4 milhões.
A licitação só foi lançada pelo prefeito Fernando Haddad em 2015, mas o TCM entendeu que havia 62 irregularidades nos editais (49 numa primeira análise e outras 13 em outra). Os conselheiros então determinaram a realização de alterações nos documentos e a licitação só foi liberada no segundo semestre de 2016. Como já estava próximo das eleições municipais, Haddad então decidiu deixar o processo para a próxima gestão. O prefeito petista tentou se reeleger, mas não conseguiu.
João Doria foi eleito prefeito com a promessa de que a licitação seria iniciada em maio, mas somente no dia 1º de junho é que foi realizada a primeira audiência pública para apresentar as diretrizes gerais do sistema. A promessa no dia é que a minuta seria lançada até o final do mês. Entretanto, após manifestações de ONGs, que consideraram a primeira audiência pouco informativa, tumultuada por ter sido feita em local pequeno para o número de interessados que compareceram, em endereço com pouco acesso de transporte público e em horário não acessível para quem trabalha (foi numa quinta, às 8h), a prefeitura marcou audiências nas subprefeituras regionais entre os dias 26 e 28 de junho.
Na apresentação das linhas gerais, o secretário de Transportes e Mobilidade, Sérgio Avelleda, antecipou que a TIR – Taxa Interna de Retorno das empresas de ônibus, que hoje pode chegar a cerca de 18%, será menor do que a praticada pelos contratos atuais em vigor, que foram assinados em 2003, na gestão de Marta Suplicy, quando foi realizada a licitação anterior.
Avelleda também afirmou que haverá mudança na remuneração dos empresários de ônibus.
Haverá uma cesta índices para calcular o quanto os empresários de ônibus vão ganhar para operar na cidade de São Paulo.
A remuneração não será mais por passageiro transportado e sim pelos custos do sistema, como salários de motoristas e cobradores, combustível, lubrificantes, quilômetros rodados, manutenção e aquisição dos veículos, depreciação dos investimentos e lucros, administração e fiscalização.
Também pesará como ponderação desta remuneração, uma cesta de critérios de qualidade e prestação de serviços que vai levar em conta indicadores como demanda realizada, ou seja, se a pessoas estão sendo atraídas para o transporte público, acidentes com ou sem vítimas – a empresa que tiver acidentes terá menor retorno; disponibilidade de frota – não faltar ônibus e nem ter veículos quebrados; cumprimento de viagem – não somente de partidas; e satisfação do usuário, que deve ser medida por pesquisas convencionais e até mesmo por meio de aplicativos de celulares.
Assim, propõe a administração pública, quanto maior a qualidade dos serviços, atendendo a esses indicadores, maior será o lucro do empresário de ônibus.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes estuda passar os encargos da manutenção do viário dos corredores e da rede de trólebus para as empresas operadoras.
Os ônibus em São Paulo deverão obrigatoriamente ter carregadores USB para celulares e notebooks, ar-condicionado, câmeras de segurança e botão de pânico, de acordo com o secretário Sérgio Avelleda.
A implantação desses dispositivos também vai interferir na remuneração dos investimentos e vale para veículos de qualquer porte.
A prefeitura também disse que vai seguir orientação do TCM – Tribunal de Contas do Município sobre o CCO – Centro de Controle Operacional que vai monitorar todo sistema de ônibus da capital paulista, que hoje possui em torno de 14700 veículos e atende a 9 milhões de pessoas por dia, contando com as integrações feitas também com o Metrô e com a CPTM.
A gestão Haddad, anteriormente, incluiu o CCO geral do sistema como responsabilidade das operadoras que ganharem a licitação.
A exigência causou contestações por parte das empresas e ônibus e o Tribunal de Contas do Município recomendou a retirada deste compromisso do edital.
Agora, os investimentos para o CCO serão de responsabilidade da prefeitura, que vai operar a central.
Entretanto, cada empresa deverá ter sua central de monitoramento para acompanhar as operações e suas linhas.
A licitação vai determinar metas gradativas de redução de emissões de poluição, sem, no entanto, obrigar o empresário a escolher que tipo de ônibus não poluente terá de comprar.
A medida foi bem recebida pelos donos empresas de ônibus, mas vista com cautela por entidades de defesa do meio ambiente que ainda esperam saber quais os critérios de redução dessas emissões de materiais particulados, gás carbônico e óxidos de nitrogênio e ainda não sabem como será medida a produção destes poluentes pelos ônibus e garagens.
Segundo apresentação realizada pelo secretário municipal de Transportes e Mobilidade, Sergio Avelleda, na abertura da audiência, a proposta da prefeitura será dividir a cidade em 21 centralidades, organizadas em três grupos:
Subsistema local de distribuição – linhas dentro de cada centralidade
Subsistema local de articulação – linhas que se conectam ao sistema estrutural de ônibus ou a terminais de trens ou metrô
Subsistema estrutural – linhas que atendem a várias centralidades e servem à regiaõ central da capital
Sobre o serviço Atende, voltado a pessoas com limitação física ou intelectual severa, o secretário afirmou que ele passará a ser servido pelos operadores dos subsistemas locais, e contará com dotação orçamentária para isso.
Os ônibus que servirão ao sistema de transporte da capital terão capacidade variável, de 41 a 194 lugares, entre sentados e em pé.