Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Grande São Paulo terá campanha contra abuso sexual em todos os meios de transporte

Grande São Paulo terá campanha contra abuso sexual em todos os meios de transporte

Lançamento deve ocorrer em agosto. Inspiração veio de campanha realizada pelo Metrô de São Paulo

ADAMO BAZANI

A partir de agosto deste ano, todos os principais meios de transportes que atendem a região metropolitana de São Paulo, incluindo o Metrô, os trens da CPTM, os ônibus municipais da capital paulista do sistema SPTrans, o Corredor Metropolitano ABD  de ônibus e trólebus da Metra e os ônibus comuns e seletivos das linhas da EMTU vão exibir cartazes e mensagens contra o abuso sexual, estimulando as denúncias dos casos por parte das passageiras e passageiros.

A campanha e as peças publicitárias estão sendo desenvolvidas em parceria entre as gestoras e operadoras de transportes coletivos e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

A inspiração veio a partir da campanha “Você não está Sozinha”, realizada pelo Metrô de São Paulo, após os casos que ocorreram em estações e trens crescerem e chamarem atenção.

Em seminário sobre tendências da mobilidade, realizado pela UITP  – União Internacional de Transporte Pública para a América Latina, que teve cobertura do Diário do Transporte, a chefe do departamento de relacionamento do Metrô de São Paulo, Cecília Guedes, afirmou que campanhas em diferentes meios de transportes integrados tendem a surtir mais efeito.

“Os meios de transportes são integrados. Normalmente, o mesmo passageiro e o mesmo agressor que usa o metrô também vai estar na CPTM e nos ônibus. Assim, é necessária uma abordagem geral nos transportes. Também a campanha deve atingir aqueles que não usam o metrô e não tiveram acesso às mensagens anteriores. Os detalhes estão sendo finalizados. Estamos muito otimistas em relação aos resultados”

dscn0557.jpg?w=940&h=705

A gestora afirmou que a campanha no Metrô pode ser considerada bem sucedida porque estimulou as pessoas a denunciarem mais, principalmente por meio do SMS, pelo qual o passageiro pode mandar uma denúncia à central da companhia usando o celular.

Em 2011, foram 12 casos de abuso sexual relatados pelo SMS. Em 2012, o número caiu para 8 e em 2013, foram registradas dez notificações. No ano de 2014, foram 61 casos relatados. O número de mensagens subiu para 165 em 2015, ano da campanha, e para 195, em 2016.

“Esses números não significam necessariamente que os casos aumentaram. Havia uma subnotificação. Entendemos que é muito importante denunciar e estimulamos isso”

Cecília contou que a campanha “Você não está Sozinha” foi criada com ajuda de ONGs – Organizações Não Governamentais e Defensoria Pública e foi uma resposta à rejeição a proposta do Vagão Rosa, que determinava um carro do metrô apenas para mulheres.

“O Metrô de São Paulo sempre foi contra o Vagão Rosa. Separar homens e mulheres nos trens não vai resolver o problema. A solução passa por segurança, conscientização e educação” – disse Cecília.

A diretora do departamento de relacionamento com o cliente do Metrô ainda afirmou que a “Campanha Você não está Sozinha”, além de estimular a denúncia, ofereceu um treinamento especial para os funcionários da operação e segurança sobre como atender melhor a vítima.

Preservar a vítima evitando exposição pública; ouvir o relato com atenção, interesse e respeito; demonstrar receptividade, disponibilidade preocupação em ajudar; não duvidar do relato da vítima, nem julgar aparência, roupas ou comportamento; e orientar sobre a importância do registro da ocorrência, foram algumas das noções passadas pelos especialistas aos funcionários do Metrô.

Uma pesquisa realizada pelo próprio Metrô com usuários, revela que 83% dos entrevistados lembravam de alguma mensagem passada pela campanha; 92% se sentiram estimulados a denunciar mais e 82% acham que mais pessoas podem também aderir formalizando denúncias.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes