ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES(AS) APROVA PROPOSTA DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO

22/05/2017

ACORDO GARANTE REAJUSTE SALARIAL, MELHORIAS NAS
CLÁUSULAS SOCIAIS E O EMPREGO DOS 19 MIL COBRADORES(AS)

Em frente ao Tribunal Regional do Trabalho – 2ª Região, centenas de trabalhadores(as) em transportes acompanharam apreensivos o desenrolar da audiência de conciliação com a presença de representantes dos trabalhadores (diretores do Sindicato e membros da comissão de negociação) e do setor patronal, que aconteceu às 11 horas desta segunda-feira(22/05).

O excelentíssimo senhor Juiz Carlos Roberto Husek iniciou a audiência falando sobre o triste momento que vive o País por conta da crise política agravada pelos recentes acontecimentos que envolvem importantes personagens da vida pública, inclusive, o presidente da República neste “mar de lama”. Insistiu que as partes se esforçassem para um entendimento. Embora reconheça que a greve é um instrumento legítimo do trabalhador, reiterou diversas vezes que era preciso buscar o caminho da conciliação, pois se o impasse for a julgamento alguém sairá perdendo.

Sob pressão, o SPUrbanuss elevou o reajuste salarial para R$3,65% e ticket refeição para R$21,25, porém os representantes dos trabalhadores não aceitaram. O presidente Noventa reconheceu a dificuldade da atual conjuntura, mas solicitou que considerassem também o lado dos trabalhadores.

A audiência sofreu várias interrupções. O  patronal se reuniu por mais de três vezes reservadamente para melhorar a proposta salarial. Por fim, o Juiz Carlos Roberto Husek chamou para si a responsabilidade de resolver o impasse, bateu o martelo sobre a decisão para um acordo, que depois foi acatada pelas partes.

Com a Ata em mãos, a direção do Sindicato se dirigiu à multidão de trabalhadores e declarou que a proposta não era o ideal, mas razoável dentro das circunstâncias que envolveram as negociações.

O presidente Noventa colocou em votação e os companheiros(as) em transportes aprovaram por aclamação e unanimidade a proposta salarial, conforme quadro ao lado.

E assim foi encerrada a Campanha

Salarial 2017.

2_tabela_CAMP_SALARIAL_2017_APROVACAO.jp