Segunda rodada de negociação discute cláusulas sociais

Representantes dos trabalhadores e do setor patronal tiveram a segunda rodada de negociação (26/04) para tratar da pauta de reivindicações, onde por comum acordo, foi priorizada as cláusulas sociais, as econômicas ficaram para a próxima reunião.  Também ficou garantida a data base da categoria (1º de maio).

O presidente Noventa mais uma vez abriu os trabalhos e chamou a atenção para a presença do Poder Público na reunião, uma vez que também é parte interessada no assunto, atendendo ao convite do Sindicato dos Condutores/SP.

A SPUrbanuss quis polemizar levando uma pauta polêmica dos empresários. Contudo, temas como a cobrança das multas do RESAM, banco de horas e férias parceladas foram rechaçadas de imediato pelos dirigentes sindicais.

Foi lembrado o desequilíbrio financeiro do sistema, a Prefeitura deve R$323 milhões em repasse para as empresas, o sucateamento da frota de ônibus, a gratuidade ampliada e as várias tentativas de jogar essa conta no ombro do trabalhador em transporte.

Pensando já na terceira e decisiva reunião, o patronal voltou a chorar dificuldades para apresentar uma proposta com reajuste salarial.

O presidente Noventa disse que assim como a categoria está pronta para a Greve Geral, dia 28/04, que o SPUrbanuss e o Poder Público tenham a certeza que os condutores de São Paulo saberão fazer a luta pelos seus direitos no momento oportuno. “Não entenda que as minhas palavras são uma ameaça e sim um recado”.