Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Entidades querem transparência em licitação dos ônibus de SP

Entidades querem transparência em licitação dos ônibus de SP

Entidades querem a manutenção das velocidades máximas em vias na capital paulista, além da continuidade da expansão da malha cicloviária e de transparência no processo de licitação no sistema de ônibus.

Mais de 70 organizações não governamentais entregaram propostas para o prefeito eleito de São Paulo, João Doria, entre as quais, temas da mobilidade estão inseridas.

“É uma medida que acompanha uma tendência global. Todas as principais cidades do mundo têm políticas que caminham nesse sentido. E porque? Porque conforme você reduz a velocidade nas vias, você está reduzindo a possibilidade de acidentes e está reduzindo também a incidência de mortes no trânsito. Ou seja, é uma medida a favor da vida”, disse o gestor da Rede Nossa SP, Américo Sampaio.

Entre as associações estão a Cidade a Pé, representando os pedestres, Ciclocidade e Vá de Bike, sendo os ciclistas, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), e o Greenpeace.

Confirma alguns pontos da proposta:

– Realizar o processo de concessão dos transportes sobre pneus em 2017, garantindo transparência a ampla participação da sociedade no processo, atendendo requisitos de qualidade, modicidade tarifária e respeitando o art. 50 do Plano Municipal de Mudanças Climáticas;

– Realizar ações junto ao Governo Estadual e aos municípios da Região Metropolitana para instituir o controle das emissões veiculares segundo Resolução Conama 418/2009;

– Garantir a implementação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e manter o Programa de Proteção à Vida,voltado à diminuição de acidentes e atropelamentos na cidade com o aprimoramento das políticas de proteção ao pedestre e com a manutenção da política de diminuição da velocidade nas ruas, avenidas e marginais do município;

– Ampliar e aprimorar o sistema cicloviário da cidade, conforme definido no Plano Municipal de Mobilidade, garantindo a participação da sociedade.