Brasileiro pode empobrecer por 4 anos consecutivos pela primeira vez

A  renda média do brasileiro corre o risco de cai por inéditos quatro anos consecutivos se o crescimento do país em 2017 for muito baixo.
A renda per capita é considerada medida importante da trajetória da prosperidade ou empobrecimento de um país por mostrar o quanto sua produção evolui em relação ao número de habitantes.

Fonte – www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/12/1838266

Segundo IBGE, Risco da economia nacional permanecer estagnada é visível a “olho nu”

Paulo Rabello de Castro, homem do “mercado” escolhido a dedo por Michel Temer para adequar o IBGE ao projeto neoliberal faz hoje nova metáfora futebolística sobre a situação econômica desastrosa do país, depois de ontem Henrique Meirelles ter sido colocado na incômoda posição de “prestigiado” pelo presidente da República.

Rabello de Castro diz que, como a seleção brasileira alguns meses atrás, “não conseguimos fazer esse time jogar bem” e diz que o problema foi resolvido,  porque houve “uma rearticulação na cabeça do técnico fez emergir com os mesmos jogadores um outro time”.

Dr. Rabello, o senhor não anda muito bem informado ou quis ser gentil, porque não houve “uma rearticulação na cabeça do técnico”, não.

O que aconteceu foi rolar a cabeça do técnico Dunga, substituído por Tite.

Ainda assim, a entrevista é uma confissão do fracasso de Michel Temer.

Ainda estamos regredindo. E, se olharmos à frente, vemos projeções menos favoráveis do que há seis meses. À medida que os meses de 2016 foram avançando, foi ficando claro que a reversão do processo recessivo será mais lenta e mais penosa, do ponto de vista do que mais nos interessa, que é a recuperação do emprego. Portanto, o quadro não é bom.

Recuperação da economia, diz ele, só em 2018.Ou melhor, só lá ter ” números mais parecidos com uma recuperação”.

O processo de destruição da economia causado pelo juiz Sérgio Moro, tão festejado ontem nas ruas, é “trágico” para o presidente do IBGE:

À medida que a lista de pecadores só faz aumentar, com as denúncias e as homologações [da Lava Jato], as repercussões que isso está tendo sobre as maiores empresas do país é absolutamente trágica.

O ‘risco de economia permanecer estagnada é visível a olho nu’, afirma e sugere que “nós nos agarremos ao presidente e dele exijamos a ampliação da pauta de refundação da república”.

O Dr. Rabello poderia ter ido à rua ontem sugerir isso ao pessoal do “derruba tudo”.