Audiência Pública discute transporte público por ônibus, em São Paulo

Foi realizada uma audiência pública (30/11) na Câmara Municipal sobre o transporte público por ônibus, na cidade de São Paulo. Representantes de diversos setores da sociedade aprofundaram a discussão a respeito deste serviço público essencial à população, abordando questões como as deficiências do sistema, o valor da tarifa, gratuidade e a licitação. O Secretário do DIEESE do Sindicato dos Condutores/SP, Chiquinho, falou dos sucessivos atrasos da Prefeitura no repasse dos subsídios às empresas. “O problema teve efeito dominó, o Sindicato também foi afetado pelo problema, já que as empresas estão atrasando o pagamento à nossa entidade. Algumas ainda sequer quitaram seus débitos”. Chiquinho ainda falou da batalha travada com o Governo Haddad para manter os cobradores dentro dos ônibus. “O prefeito de São Paulo não considerou a importância deste profissional que, além de cobrar tarifa, desempenha o papel de agente social dentro dos ônibus. Haddad também não pensou nos danos que sua decisão traria: 19 mil trabalhadores em transportes ficariam sem emprego. Felizmente a Justiça, em todas as instâncias, inclusive na Suprema Corte, deu razão ao Sindicato e garantiu a manutenção dos cobradores no sistema de ônibus”.