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5 de junho de 2018

Cidadão vai poder avaliar qualidade de transporte por meio de aplicativo do Idec

 

Ônibus em São Paulo poderão ser avaliados por instituto de consumidor

 O paulistano vai poder avaliar a qualidade dos serviços de transportes na cidade por meio de um aplicativo de celular que vai ser lançado pelo Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Pela ferramenta, o cidadão vai poder opinar e relatar eventuais problemas com os ônibus municipais, metropolitanos, trens da CPTM, do Metrô e as bicicletas compartilhadas.

O aplicativo chama MoveCidade e está disponível para Sistema Android.

Nesta sexta-feira, 23 de setembro, será apresentada a versão beta, ou seja, ainda em desenvolvimento.  Após a implantação de melhorias, a versão definitiva deve ser disponibilizada em outubro, mas o instituto pede que os usuários já tenham o aplicativo para testar e sugerir aperfeiçoamentos.

Os usuários de transportes públicos e bicicletas poderão avaliar quesitos como limpeza, pontualidade, segurança e acessibilidade.

Todas as informações serão levadas aos gestores e operadores de transportes, garante o pesquisador em mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria.

“O Instituto irá reunir as avaliações desses usuários para encaminhar às empresas prestadoras dos serviços e autoridades responsáveis, como forma de pressão e reivindicação dos cidadãos.” – explica em nota.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com o Instituto Clima e Sociedade e o LED – Laboratório de Experimentação Digital e deve gerar dados sobre qualidade e conforto dos serviços e infraestrutura dos transportes.

Após a versão oficial em outubro, o próximo passo é disponibilizar a ferramenta para os usuários dos meios de transporte das cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Em 2017, outras acidades serão acrescentadas e será possível fazer comparações entre os diferentes sistemas de transportes.

 

O passo a passo para ter acesso à versão beta (provisória) do aplicativo MoveCidade (Android) está disponível no link: www.movecidade.org.br/app.

 

(Fonte: Blog O Ponto de Ônibus)