Doria quer creche em terminais de ônibus

Ideia é fazer parceria com empresas e incluir a obrigatoriedade na licitação do sistema de transporte

Construir creches em terminais de ônibus e shoppings, por meio de parcerias com a iniciativa privada. Essa foi uma das propostas apresentadas na quinta-feira (22) pelo candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, João Doria, na terceira rodada de entrevistas com os principais nomes que disputam o cargo, feita pelo iG em conjunto com o DIÁRIO.

“Vamos implantar creches nos terminais de ônibus para que pais e mães possam deixar seus filhos ali e buscar no fim do dia, na hora de seus deslocamentos”, disse o candidato.

Doria argumentou que está em curso uma licitação feita pela Prefeitura para contratar as empresas que vão operar o transporte público da cidade e seria a hora de incluir a construção dessas creches em terminais como parte dos contratos. “Seriam creches para receber de cem a 200 crianças cada uma”, afirmou.

Com relação aos shoppings, Doria disse já ter iniciado tratativas com o setor e que os empresários têm interesse em oferecer as unidades para aquelas que são suas  principais clientes, as mães. “São Paulo é um dos maiores mercados de shoppings do mundo e os que têm mais movimento não estão nos bairros de elite. O de maior movimento é o Aricanduva (Zona Leste), seguido do Center Norte (Vila Guilherme).”

Colocando-se como opção à política tradicional, que segundo ele “só promete e não cumpre”, Doria respondeu a perguntas dos eleitores e se definiu como um “gestor”. “Não sou político”, afirmou. “A população está cansada de políticos que prometem e não fazem. Também não sou daqueles que só planejam e nunca realizam. Eu sou um gestor que realiza o que tem de ser feito.”

Com relação ao moradores de rua, Doria prometeu oferecer centros de acolhimento com canil para que eles possam deixar seus animais. “Sabemos que muitas dessas pessoas têm em seus cães seus únicos companheiros e temos de pensar nisso”, disse. “Vamos oferecer lugares dignos, com água quente, para que esses cerca de 16 mil moradores de rua aceitem se alojar.”

O candidato do PSDB afirmou ainda que não vai esperar o Programa Minha Casa, Minha Vida para construir habitações populares na cidade.

“Vamos fazer parcerias público-privadas para construção dessas moradias, nos mesmos moldes do projeto que está construindo unidades no Centro, próximo ao lugar onde funcionava a antiga estação rodoviária de São Paulo. “São apartamentos com elevador, dignos, com uma boa planta. “Esse será nosso modelo habitacional.”

(Fonte: Diário de SP)