Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Erundina diz que vai refazer licitação de ônibus criada por Haddad em SP

Erundina diz que vai refazer licitação de ônibus criada por Haddad em SP

A candidata à Prefeitura de São Paulo Luiza Erundina (PSOL) disse que, se for eleita, vai rever o modelo de concessão do serviço de ônibus elaborado pela gestão do prefeito Fernando Haddad para os próximos 20 anos.

Em sabatina realizada pela Folha de S.Paulo, UOL e SBT, Erundina afirmou que a licitação, como foi pensada, faz com que as empresas privadas que forem contratadas fiquem responsáveis pela fiscalização delas mesmas e engessa a administração da cidade.

“Essa licitação não pode perseverar porque destoa de tudo o que o mundo aprendeu sobre como se estabelecer um serviço de transporte. Não faz sentido, não é moderno congelar todo o contrato por 20 anos. Na Inglaterra, por exemplo, cada licitação é relativa a 20% do serviço”, afirmou.

Em sabatina nesta terça (26), Haddad afirmou que, por conta da proximidade das eleições, não assinará a licitação, no valor de R$ 140 bilhões, tarefa que caberá ao próximo prefeito.

Erundina, que foi prefeita da cidade entre 1989 e 1992, também criticou o que chamou de “sanha privatista” de outros candidatos, como o tucano João Doria, que afirmou que iria privatizar os corredores de ônibus de São Paulo.

Ela afirmou que as propostas de concessão do Anhembi, cogitada por Haddad, e do autódromo de Interlagos, “ameaçam conquistas da sociedade”. Segundo Erundina, há maneiras melhores de gerar renda para a administração municipal, como fazer uma auditoria da dívida da cidade e cobrar impostos atrasados.

“A verdade é que não há coragem de cobrar os grandes devedores”, afirmou.

A candidata ainda afirmou que pretende implementar o IPTU progressivo e adotar a tarifa zero nos transportes públicos “em certas regiões e períodos, como nos fins de semana, por exemplo”.