Santa Brigida testa ônibus elétrico

Chegou a vez da empresa Santa Brígida testar o ônibus elétrico da empresa BYD com 15 metros de comprimento. O veículo está prestando serviços na linha 917H/10 Terminal Pirituba – Metrô Vila Mariana. Trata-se do modelo K 10-A, que possui baterias de Fosfato de Ferro e, de acordo com a fabricante, tem uma autonomia de 265 quilômetros sem ar condicionado. Com o equipamento de refrigeração em funcionamento, a autonomia pode ser menor dependendo do trajeto. O modelo pode transportar até 95 passageiros. O modelo K9, de 12 metros, já foi testado pela Ambiental transporte e pela Gato Preto. É o mesmo usado em outras localidades, como em Campinas, onde a empresa chinesa instalou uma fábrica, mirando o mercado sul-americano. A SPTrans trabalha em outro projeto, o modelo K11, com um ônibus articulado de 18 metros de cumprimento, que deve ter uma versão de carroceria com as especificações da gerenciadora da capital paulista. Já em Porto Alegre, o K 7, um micro-ônibus 100% elétrico também roda experimentalmente.