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5 de junho de 2018

Doria fala em passar corredores de ônibus à iniciativa privada em São Paulo

Doria fala em passar corredores de ônibus à iniciativa privada em São Paulo

O pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, João Doria Jr, afirmou nesta quarta-feira (20), em sabatina promovida pelo UOL, pela “Folha de S.Paulo” e pelo “SBT”, que, se for eleito, vai delegar à iniciativa privada a construção e a manutenção dos corredores e faixas exclusivas de ônibus.

“Nós vamos fazer uma concessão das faixas exclusivas de ônibus. Vai ser o setor privado que vai administrar. Sabe como? Tecnologia”, declarou, para completar: “Vamos usar a tecnologia do celular, dos iPads, para que você saiba exatamente quais as linhas de ônibus, qual a velocidade média, que horas ele chega. E o custo é zero para a prefeitura. Vai melhorar a gestão, intensificar o uso das faixas tanto para os táxis quanto para os ônibus, e não vai aumentar um centavo para o usuário, absolutamente nada”.

O tucano afirmou ainda que vai vetar shows no estádio municipal do Pacaembu e reverter a redução de velocidade nas marginais — uma das marcas da gestão de Fernando Haddad (PT), pré-candidato à reeleição. A velocidade máxima nas marginais paulistanas eram de 90 km/h na pista expressa e 70 km/h na via local, e foram reduzidas na gestão petista para 70 km/h e 50 km/h, respectivamente. Doria quer voltar aos limites originais.

O pré-candidato reclamou do que chama de “indústria da multa” ao se referir aos mais de R$ 1 bilhão arrecadados ano passado, pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), com a aplicação de multas de trânsito.

“[Se for eleito], na semana seguinte voltam as velocidades nas marginais estabelecidas pelo Código Nacional de Trânsito, mas com campanhas educativas e sinalização de trânsito”, disse, referindo-se à volta das velocidades de 90 e 70km/h, respectivamente, nas pistas expressa e local das marginais Pinheiros e Tietê. 

“O uso de celular é o maior agente provocador de acidentes –não é o excesso de velocidade. Qual a campanha educativa da gestão Haddad sobre isso? Nenhuma”, criticou Doria Jr, para quem o fato de haver moradores de rua nas áreas das marginais não justifica a redução das velocidades máximas dessas vias. “Não se pode mudar uma lei em função de ter algumas pessoas [nessa condição]; a lei tem que ser em função da maioria.”

Pedágio urbano

Indagado sobre a cobrança para a circulação de carros em regiões específicas da cidade — o pedágio urbano –, o pré-candidato admitiu que sua equipe de campanha estuda essa possibilidade. “Acho que esse é um tema que tem que ser estudado. Não é o ônus que você aplica de forma generalizada. Se você quer usar seu veículo com mais facilidade, a hipótese de pagar por isso é uma opção, não é uma imposição. Nessa circunstância, principalmente em defesa ambiental, podemos estudar, sim”, afirmou.

Ciclovias com iniciativa privada

Outra marca da gestão atual, a expansão das ciclovias é outra atividade que o tucano promete delegar à iniciativa privada, caso seja eleito. De acordo com ele, locais em que essas vias tenham sido feitas sobre calçadas serão desfeitas.

“Não faz o menor sentido faixa vermelha em cima de uma calçada. O que foi feito de forma acertada, vamos manter. Sobre calçadas, não –seja debaixo do Minhocão ou na periferia”, disse.