Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Estamos de olho! Tribunal de Contas libera licitação de ônibus na capital paulista

Estamos de olho! Tribunal de Contas libera licitação de ônibus na capital paulista

 Tão logo soube sobre a decisão do Tribunal de Contas do Município (TCM) de São Paulo (13/07) de liberar a  licitação do sistema de transporte de passageiros de ônibus da capital paulista, o presidente do Sindicato dos Condutores/SP, Valdevan Noventa,  declarou que a entidade fará marcação cerrada em todas as etapas do processo licitatório. “Vamos acompanhar de perto e, também, exigir que as reivindicações dos trabalhadores(as) sejam contempladas, como por exemplo, a manutenção dos postos de trabalho e investimentos na qualificação profissional. A Prefeitura deve incluir na licitação a regularização das antigas cooperativas e dos seus trabalhadores às regras que deverão pautar o sistema de transporte por ônibus na Capital.

 

 estimada pelo relator em R$ 160 bilhões pelos próximos 20 anos. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em operar o serviço estava suspensa desde novembro de 2015.

Depois de quase seis horas de sessão, o TCM decidiu por 3 votos a favor e 1 contra liberar o processo de licitação, desde que a prefeitura refaça o edital revendo 14 pontos apontados pelos conselheiros.A Prefeitura de São Paulo comemorou a decisão do TCM e disse que vai fazer todos os ajustes sugeridos pelos conselheiros.

Um dos pontos questionados  entre eles, o prazo de concessão, de 20 anos. Segundo o TCM, o prazo é longo demais e os custos e investimentos apresentados estão superestimados.

Veja outros pontos questionados:

A metodologia de remuneração adotada não incentiva, diretamente, a redução de custos operacionais do sistema em benefício aos usuários do sistema.

A forma de remuneração adotada pela prefeitura não garante que haja redução de custos operacionais que beneficiem o passageiro durante a vigência do contrato.

Não constam o orçamento detalhado em planilhas ou pesquisa de preços que expressem a composição de todos os seus custos unitários.

E faltam ainda o detalhamento e as pesquisas de preços sobre a composição de custos.

A Prefeitura defendeu o novo modelo de licitação e diz que ele vai aumentar a concorrência entre as empresas e melhorar a qualidade do serviço. Pelo edital, todos os ônibus vão ter ar condicionado e um sistema de partida eletrônica para garantir maior pontualidade.

Licitação
A licitação lançada em outubro prevê um aumento no número de viagens em 17% – das atuais 186 mil para 217 mil. A ideia é otimizar o sistema e reduzir o número de ônibus nas ruas. O número de veículos operando vai cair em quase 2 mil unidades. Serão 12.898 ônibus, menos que os atuais 14.812, uma redução de 13%.

A melhor administração do serviço pretendida pela administração municipal passa pela nova divisão do serviço em três sistemas: estrutural, regional e local – por isso, são três licitações. A rede “estrutural” será responsável por linhas que ocuparão as maiores avenidas da cidade e que ligarão os bairros da cidade e vão conectar a periferia ao Centro. Nessa rede, a Prefeitura quer usar de forma intensa os ônibus biarticulados com grande capacidade.

A Prefeitura estima que o novo serviço vai oferecer 14% mais lugares do que a atual frota – um aumento de 996 mil para 1,1 milhão.

Veja outras mudanças previstas no sistema de ônibus com as novas licitações.

Wi-Fi e ar-condicionado
Todos os ônibus terão que ter Wi-Fi e ar-condicionado.

Viagens
A Prefeitura prevê aumentar a oferta de viagens em 17% e o número de assentos disponíveis em 14%.

Garagens
As atuais garagens usadas pelas empresas de ônibus serão desapropriadas. Segundo o prefeito Haddad, as empresas vencedoras da nova licitação poderão ser responsáveis pelo processo de desapropriação.

Opinião do usuário
A opinião do usuário deverá ser considerada na remuneração das empresas. Ela vai ser considerada ao lado de quesitos como passageiros transportados; cumprimento regular das viagens e disponibilidade da frota. As ganhadoras da licitação serão aquelas que ofereceram valores mais atrativos pela realização do serviço.

Remuneração das empresas
A Prefeitura de São Paulo prevê gastar R$ 7 bilhões por ano com o serviço. A previsão é que a taxa interna de retorno das empresas em relação ao investimento feito seja de 9,97%, menor que os 15% do atual contrato.

Centro de controle
Tudo será controlado eletronicamente por dispositivos instalados nos ônibus e por um centro de controle (CCO) a ser construído pelas empresas.

 

Auditoria
Após junho de 2013, a Prefeitura de São Paulo fez uma auditoria dos contratos de ônibus.  A empresa de consultoria Ernst&Young, contratada para o trabalho, concluiu que a Prefeitura de São Paulo tem potencial de economizar 7,4% dos gastos do atual contrato.