CONDUTORES SOLICITAM REVOGAÇÃO DA PORTARIA 1.297 AO MINISTRO DO TRABALHO

Aconteceu nesta tarde (14/06), em Brasília, reunião entre a direção do Sindicato dos Condutores/SP e o novo Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.
O presidente Valdevan Noventa que também é secretário Nacional dos Transportes da UGT, acompanhado dos diretores Chiquinho, Moleque, Chiquinho Pereira, presidende do Sindicato dos Padeiros e dirigente da UGT e do assessor jurídico, Juscelino Medeiros, entregou ao Ministro o documento técnico que demonstra que a Portaria 1.297/2014 prejudicou e muito os trabalhadores em transportes ao elevar o índice de vibração de corpo inteiro para 1,1 m/s2.
Essa decisão equivocada expõe os trabalhadores do setor a riscos agressivos à saúde, principalmente, na coluna vertebral. Consequentemente, a Portaria também retirou do trabalhador o direito ao adicional de insalubridade e de requerer a aposentadoria especial.
Contando com a compreensão do Ministro Ronaldo Nogueira, os dirigentes sindicais solicitaram a IMEDIATA REVOGAÇÃO DA PORTARIA 1.297/2014, BEM COMO, A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO TRIPARTITE PARA A ELABORAÇÃO DE UM NOVO PARECER TÉCNICO.
O Ministro ficou de dar uma posição sobre o assunto no prazo de 60 dias.
De qualquer forma, o esforço da Gestão Noventa, para revogar a Portaria é relevante. Não apenas os trabalhadores em transportes de São Paulo devem se beneficiar, mas todos os profissionais do volante do Brasil.