Realizada primeira negociação salarial

Começou! Aconteceu nesta amanhã (19/04) a primeira rodada de negociação salarial entre os representantes dos trabalhadores em transportes (SINDMOTORISTAS) e o patronal (SPUrbanuss).

A categoria foi bem representada pela diretoria do Sindicato e pela comissão de trabalhadores que manifestaram  determinação para buscar o atendimento da pauta de reivindicações, que é o carro chefe da campanha salarial.

O presidente Noventa abriu os trabalhos. “Independente das nossas preocupações, como brasileiros, do que está acontecendo no nosso País,  este é o momento único dos trabalhadores e o nosso foco, agora, é avançar nas conquistas e para isso, contamos com colaboração dos empresários para alcançar esse objetivo”.

O presidente da SPUrbanuss, Francisco Cristovam, destacou que as negociações foram bem conduzidas o ano passado  e está otimista que o resultado seja a contento das partes. “Vamos lograr sucesso novamente”.

Em seguida foi apresentado um vídeo mostrando dados sobre a situação do País, do município e do setor de transporte urbano coletivo da cidade de São Paulo.

O Sr. Pavani Jr.  fez uma observação que começou hoje a fiscalização referente ao exame toxicológico obrigatório. A SPUrbanuss orientou as empresas a exigir do trabalhador o exame para admissão. A mesma exigência se aplica no processo de demissão.

Noventa fez uso novamente da palavra questionando o novo sistema. “Isso só será possível com a realização da licitação, o que não deve acontecer segundo o Secretário Municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, por impedimentos no documento. “Todos os dados apontam para problemas estruturais e administrativos, reflexos da crise econômica nacional, no entanto, em nenhum momento foi pensando no trabalhador. Não basta apenas propor cursos de qualificação profissional, os trabalhadores precisam ser motivados também com melhores condições de trabalho e salários. Se existem no sistema empresas em crise é preciso ampliar as discussões com a participação do Poder Público. Não é a solução e também não admitimos  que estale o chicote nas costas dos trabalhadores(as), deixando todo ônus da situação para a categoria pagar sozinha.

Diretores do Sindicato dos Condutores lembraram que os motoristas, em particular, estão sendo penalizados duplamente: multa do RESAM e multa pelo CTB. Isto é uma exploração e tem que acabar.

Por fim, foi encerrada a reunião pelo presidente Noventa que reiterou a disposição das partes para o sucesso das negociações que dispõe, sobretudo, a valorização dos trabalhadores em transportes.