Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

6 de junho de 2018

560 doses de vacina da febre amarela são furtadas de UBSs

A  cidade de São Paulo registrou neste ano o furto de 56 frascos de vacina de febre amarela em dois postos de saúde. Cada recipiente contém dez doses plenas da imunização, em um total de 560. Fracionadas, elas poderiam proteger até 2.800 pessoas da doença.

A  vacina vem sendo distribuída de casa a casa por meio de senhas na cidade, em uma campanha em quatro etapas. Nas clínicas privadas, ela está em falta. No vos lotes começam a chegar amanhã. A dose integral custa em torno de R$ 250. Os furtos foram divulga dos em comunicado publicado ontem pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde no “Diário Oficial” do Município. O maior de socorreu no dia 31 de janeiro na UBS Jardim Edite, no bairro de Cidade Monções (zona sul), perto da avenida Luís Carlos Berrini. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da gestão João Do ria (PSDB), foram subtraídas cinco caixas de vacina e cinco do diluente usado na imunização, totalizando 50 frascos dos dois itens. O boletim de ocorrência informa que eles ficavam em local de acesso ao público. O outro furto ocorreu na UBS Mal ta Cardoso, no Rio Pequeno (zona oeste). Na delegacia, o funcionário da unidade informou que quatro doses foram furtadas no dia 29, e duas, no dia 30. De acordo com a Secretaria da Saúde, a segurança foi reforçada nos locais onde as vacinas são armazenadas. A pasta afirmou ainda que as unidades estão à disposição dos órgãos de investigação. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que funcionários já foram ouvidos e “diligências estão sendo feitas para identificar e prender os criminosos”.

Clínicas privadas,segundo a empresa Sanofi-Pasteur, a partir amanhã começam a chegar às clínicas particulares as doses do lote de vacinas da febre ama rela liberado em caráter de urgência pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O produto é o mesmo, a única diferença é que os rótulos não estavam traduzidos para o português.

FONTE: Agora