SINDMOTORISTAS cobra solução para a precariedade dos sanitários do Terminal USP

SINDMOTORISTAS cobra solução para a  precariedade dos sanitários do Terminal USP

O SINDMOTORISTAS está enfrentando o desafio de melhorar as condições de trabalho da categoria. Além de cobrar a instalação de banheiros nos terminais e pontos finais de ônibus, o sindicato também tem exigido do Poder Público melhorias nas condições estruturais dos Terminais, especialmente às suas condições sanitárias.

Na manhã de quinta-feira (16), a pedido do presidente do sindicato, Valdevan Noventa, o secretário de Saúde, Valdemir de Jesus Santos (Mi), esteve no Terminal USP, na Zona Oeste, e constatou que a situação dos banheiros destinados aos trabalhadores é deplorável.

Os operadores relataram que antigamente a estrutura era de alvenaria, que foi derrubada com a promessa de melhorias, o que não aconteceu. Foram instalados containers que, com o passar do tempo, se deterioraram. Em volta há esgoto a céu aberto e animais peçonhentos que colocam diariamente a saúde e a segurança desses companheiros em risco.

“Se os homens estão sofrendo com as péssimas condições sanitárias, imagine para nós, mulheres”, disse a cobradora da Viação Gato Preto, Lucilene Cândido da Silva

O secretário falou aos trabalhadores que tomou conhecimento dos problemas, após denúncia dos cipeiros da empresa Gato Preto. “Se soubesse que era esse “caos”, já viria com o propósito de interditar o local”.

A presença do dirigente sindical trouxe um alento e esperança aos operadores para que providências sejam tomadas para a solução definitiva do problema.

“O caso do Terminal USP será tratado com prioridade. Estamos fazendo um levantamento dos locais mais críticos, que não oferecem  condições mínimas de higiene e segurança aos companheiros. A pedido do presidente Valdevan Noventa, com esses dados, a Secretaria de Saúde pretende fazer uma radiografia das condições de trabalho dos condutores de São Paulo”, afirmou.

De qualquer forma, Noventa junto com a direção do sindicato não tem dado tréguas ao Poder Público.  “Chega de promessas, queremos solução já”, cobrou o presidente do sindicato.

SPTrans

A SPTrans, ciente da precariedade das instalações sanitárias do Terminal USP destinadas aos motoristas e cobradores, informou o SINDMOTORISTAS que na próxima semana o diretor de infraestrutura do órgão discutirá com o prefeito da USP uma solução para o problema.